Dezenas de ferramentas que teriam pertencido a homens de Neandertal foram achadas por arqueólogos no sul da Grã-Bretanha.
O cientista Matthew Pope, da University College London, disse que a descoberta em Beedings, no condado inglês de West Sussex, revela novas informações sobre a vida de uma comunidade de caçadores. As ferramentas poderiam ter sido usadas para caça de cavalos, mamutes e rinocerontes. Esta é a primeira investigação científica do sítio arqueológico desde 1900, quando ele foi descoberto. "É animador pensar que existe a possibilidade real de que estas peças tenham sido deixadas por alguns dos últimos grupos de homens de Neandertal caçadores que ocuparam o norte da Europa", disse Pope. Quando o sítio foi descoberto no começo do século 20, durante a construção de um casarão no local, havia 2,3 mil ferramentas. Por muitos anos, acreditou-se que as ferramentas eram falsas, e isso fez quem a grande maioria fossem jogadas em um poço e nunca mais foram vistas.
As ferramentas só foram reconhecidas como legítimas depois de uma pesquisa de Roger Jacobi, do projeto britânico Ancient Human Occupation [Ocupações Humanas Antigas]. Segundo Pope ‘muitas das ferramentas eram parecidas com outras encontradas no norte da Europa, que tinham entre 35 mil e 42 mil anos’. Os homens de Neandertal ocuparam a região de Beedings por muitos anos. A descoberta oferece uma rara chance para que perguntas cruciais sobre o assunto sejam respondidas, como por exemplo o quão eram avançados tecnologicamente os homens de Neandertal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário