Páginas

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Cultura lusitana desde a pré-história

Exposição sobre a cultura lusitana desde a pré-história apresenta Portugal antes de chegar ao Brasil e no período das navegações, século XV.

‘A Matriz Portuguesa’ mostra em cartaz no CCBB de São Paulo, logo na entrada dá-se de cara com uma instalação cenográfica e uma enorme cama sonora onde o visitante pode se deitar e ouvir a palavra "cama" em diversas origens. Cama é de origem lusitana e é usada por mais de dois mil anos. Ao redor da cama matéria-prima e objetos simbolizam o tema comércio que, com suas características de conectar mudos diferentes e associar à língua, uma das fontes geradoras de cultura. A exposição tem vários segmentos e traça a história e influências de Portugal para enfim, tratar da cultura que chegou ao Brasil, colônia portuguesa. Mais de uma centena de peças ocupam todo o espaço do CCBB, as peças são oriundas de diversas instituições portuguesas entre os períodos da pré-história até a época das navegações, século XV, onde Portugal foi uma das potências quando se lançou ao mar para descobrir o Novo Mundo.
A mostra é resultado de quase três anos de trabalho, e conta com nove curadores portugueses:Jorge Couto, Ivo Castro, Conceição Lopes, Santiago Macias, Cláudio Torres, Paulo Almeida Fernandes, Maria José Ferro Tavares, Luiz Raposo e José Custódio Vieira da Silva. Em cada núcleo da mostra há projeção de imagens onde os pesquisadores explicam os temas abordados. Documentos escritos também estão disponíveis para consultas. No sub-solo, as influências religiosas de Portugal, abordam o judaísmo, islamismo e o cristianismo medieval. Cada referência de religião é destacada por cores diferentes: preto para o judaico, remetendo à necessidade de se esconder e se proteger dos judeus; verde para o período politeísta; azul para o islâmico, representando fonte espiritual.
Outros destaques estão no segundo andar, são peças históricas como a grande estátua de Guerreiro Calaico, em granito e datada do século I. O torque de ouro, um adorno utilizado pelos guerreiros, mosaicos do século VI, da cidade de Mértola, que foi restaurado especialmente para a exposição. O calvário cristão medieval, e o busto em mármore de Agrippina Minor, mãe do Imperador Nero, terrina do século X do período islâmico e uma maquete de caravela do fim do século XV dão a dimensão da importância de "A Matriz Portuguesa".

Lusa: A Matriz Portuguesa
Rua Álvares Penteado,112 - Centro
Terça a domingo das 10h00 às 20h00
De 17/06 à 7/9 [11/ 3113-3651]

Nenhum comentário: