São 16 ambientes criados por famosos profissionais e imagens que atestam a nova estética das cidades que adotam as grades como forma de se proteger da violência.
A mostra apresenta o processo da "descivilização" para o qual a sociedade tual caminha, segundo o autor. Pensamentos e aspectos como estes são abordados através das imagens feitas para exposição 'Arquitetura do Medo', por André Gardenberg. Nessa edição, ele se volta para o aprisionamento do homem moderno; pessoas que se escondem atrás de grades ou fogem com medo da violência, tudo descaso político e do econômico, afirma Gardenberg por telefone direto do Rio de Janeiro. Mas ele deixa claro que se trata apenas de um ensaio e não uma denúncia. Esta é a segunda parte de uma trilogia que ele faz sobre a sociedade moderna. Em 'Arquitetura' do Tempo', a primeira, ele discutiu sobre a indústria da beleza que escraviza as pessoas. Já em a Arquitetura do Medo ele tenta criar um diálogo entre o dentro e fora das grades onde há vítimas e algozes também.
Fotojornalista de profissão, em seu trabalho fotográfico ele buscou não fazer retórica ou chocar a sociedade. Mas sim, chamar atenção para o que ele chama de 'descivilização' da sociedade para o qual caminhamos. Segundo Gardenberg fotografou cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador e pôde verificar que a situação é a mesma em todos os estados. "Ao fotografar, ao olhar grades insistentemente, sentiu-se claustrofóbico. Foi quando se deu conta de que mais do que as grades externas o que existe são ‘prisões internas que escolhemos para viver', diz Gardenberg. Através de suas fotografias ele deixa transparecer que não são só visões e reflexões de uma pessoa que passeia e de fora documenta a incomunicabilidade do homem contemporâneo. 'Não somente pessoas estão aprisionadas. Os animais, objetos e cidades’, disse'. Até mesmo ele está por trás dessas grades que registra. Os dois eventos, principalmente a mostra D&D, são de performance e design, experiência e inspiração para todos os estilos. [Foto oglobo.globo.com]
Serviço
Mostra D&D Artefacto: Avenida das Nações Unidas, 12.555
De segunda a sexta das 10h00 às 22h00. [11] 5105-7777
Sábados: 10h00 às 20h00 e domingos e feriados das 14h00 às 19h00.
Exposição: André Gardenberg
Pinacoteca do Estado, Praça da Luz, 2,
Centro – São Paulo - [11] 3324-1000
Terça a domingo - 10h00 às 18h00
R$ 4,00 – aos sábados grátis
Até 10 / 08
Nenhum comentário:
Postar um comentário