Páginas

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Papa: protejam os cidadãos de abusos

O papa Bento 16 disse em discurso na sede das Nações Unidas, em Nova York, que os países têm obrigação de proteger seus cidadãos de abusos de direitos humanos.

"Todo Estado tem a obrigação primordial de proteger a sua própria população de graves e continuadas violações de direitos humanos", disse o pontífice. "Se os Estados não forem capazes de garantir tal proteção, a comunidade internacional precisa intervir com os meios jurídicos garantidos pela Carta das Nações Unidas." Bento 16 acrescentou que o respeito aos direitos humanos é a chave para se resolver muitos dos problemas do mundo e ressaltou que a cooperação internacional está sendo ameaçada pelas "decisões de poucos".
"O consenso multilateral continua em crise porque está subordinado à decisão de um pequeno número", afirmou o papa.


Diálogo
Durante o pronunciamento, o pontífice também declarou que a ONU pode contar com a ajuda do diálogo entre as religiões e a disposição dos fiéis em praticar o bem comum. "A tarefa deles (os fiéis) é a preservação da fé, não em termos de intolerância, discriminação e conflito, mas em termos de respeito completo pela verdade, coexistência, direitos e reconciliação", disse Bento 16.
A visita do líder da Igreja Católica à ONU, em Nova York é parte de sua viagem de sete dias pelos Estados Unidos.
Leia também: Papa encontra vítimas de abusos sexuais nos EUA
Depois da passagem pela sede da ONU, o papa seguiria para uma visita a uma sinagoga de Nova York, horas antes do início do Pessach, a Páscoa judaica. A agenda de Bento 16 por Nova York deve incluir ainda uma visita ao local dos atentados de 11 de setembro de 2001 e uma grande missa no Yankee Stadium. [fONTE http://www.bbcbrasil.com.br/

Nenhum comentário: