Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2008

" Um Olhar Sobre o Brasil"

"Um Olhar Sobre o Brasil" do fotógrafo Maurício Cardim não é projeto é realidade e existe há 4 anos e acaba de fotografar a centésima cidade mineira, sobre as quais já realizou 14 exposições no decorrer da expedição fotográfica. Este trabalho do fotógrafo deverá ser viabilizado, apoiado por brasileiros ou não: só precisa gostar do Brasil e do meio ambiente.
A cruzada fotográfica denominada de "Um Olhar Sobre o Brasil" realizada pelo fotógrafo Maurício Cardim é o trabalho de maior relevância cultural feito até hoje depois do século XVII quando Franz Post e Gerbrandt Von Ekout aqui estiveram a pedido do rei para registrar os hábitos, população e cidades brasileiras. A cruzada realizada por Cardim é grande não somente em dimensão demográfica, tem a mesma importância que a dos holandêses pois através de suas lentes ele mostra os pontos turísticos já conhecidos ou não da população brasileira; revela beleza oculta e mantém um olhar especial sobre o meio ambiente existente entre as cidades e o campo; o esplendor da natureza e a arquitetura brasileira retratadas de modo apaixonado e poético. Cada estado do país terá os seus recantos sob a mira das lentes de Cardim. Além de cunho cultural, este trabalho tem valor documental pois permite ser comparado tanto no presente quanto no futuro, é só recorrer às imagens de outros períodos e verificar se a fauna, flora e bens arquitetônicos estão ou não recebendo tratamento coerente dos governantes e da sociedades. Cardim tira o Brasil da gaveta e vai mostrá-lo aos brasileiros e ao mundo as belezas onde a mão do homem ainda não alcançou. Tudo isso mostrado sem truques, sem retoques e manipulações computadorizadas; de modo natural onde água tem cor de água e relva cor de relva. "Um Olhar Sobre o Brasil" vai percorrer um país de dimensão continental como é o Brasil, e requer esforços como apoio financeiro e equipamento profissional, daí a importância de parcerias com empresas que se preocupem com o meio ambiente, e também com o lado socialmente correto.
MINAS GERAIS É 100
Na sexta-feira dia 28 de março de 2008, Maurício Cardim atingiu marca histórica. Ele fotografou a centésima cidade do Estado de Minas Gerais. Tudo isso é aparte do projeto "Um Olhar Sobre o Brasil" em desenvolvimento há 4 anos. Tanto as cidades mineiras quanto as de outros estados já clicados parcialmente ou total por Cardim como por exemplo São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Distrito Federal entre outros seguirão o mesmo cronograma das cidades mineiras, ou seja, durante o período várias mostras fotográficas, milhões de cartões-postais serão confeccionados para visibilidade, tanto do projeto quanto dos apoiadores do mesmo. Em Minas Gerais onde ele já fotografou cem cidades entre as quais Abaeté, Sete Lagoas, Matozinhos, Ipoema, Ouro Preto, Mariana, Raposos, Cordisburgo, Caraça, Glaura entre outras juntamente com apoiadores da região e do estado. Nos 4 anos de trabalho no estado mineiro, já foram realizadas 14 exposições que renderam centenas de matérias gratuitas, nenhuma paga, pois Cardim sempre recebeu apoio de jornalistas e medias comprometidos com o bem-estar do Brasil.
Não somente no que se refere a "Um Olhar Sobre o Brasil" mas todo o trabalho realizado por Maurício Cardim é destaque nacional e muitas vezes internacional, visto que o seu trabalho fotográfico, sem nenhuma indicação, chegou ao conhecimento do Cônsul Brasileiro que o convidou para representar o Brasil no Festivalíssimo de Quebec – Canadá, onde expôs no melhor centro cultural daquele país, Alfred Dallaire. Esta é a meta de Maurício Cardim, mostrar as belezas não somente ao país mas também no exterior, algo que ajudará a amenizar certos conceitos pré-estabelecidos sobre a população e o país, pois ainda são poucos os que se preocupam em divulgar uma imagem positiva do Brasil. É uma lide difícil pois requer parcerias constantes e apoio financeiro. Entretanto, os interessados em preservar não só a história do Brasil podem aderir à expedição fotográfica de Maurício Cardim por inteira ou por estado.
Os apoiadores receberão divulgação da logomarca de sua empresa em banners, cartão-postal e clip de imprensa de todas as exposições realizadas.

Mais informações:
[55 11 / 6848-3230 / 9847-9789 -Francisco]
www.formasemeios.blogs.sapo.pt
agenciafm@gmail.com

[55 31/ 3774- 8562 - Maurício Cardim]
www.mauriciocardim.com.br
mauriciocardim@ig.com.br

Nenhum comentário: