Tarsila: Mulher preocupada com a própria beleza realizou vários autoretratos. Tarsila: pintora do Brasil descobre um país interiorano e rural aos brasileiros através de suas telas. Tendo "Abaporu"como principal obra da mostra sobre a artista na Pinacoteca do Estado é composta por desenhos qualitativos e inéditos.
Com um total de 140 obras sendo 106 desenhos e 34 telas emprestadas de museus brasileiros [MAM - BA] e de outros países, como por exemplo Abaporu {em Tupy - Homem que come carne humana}, pertencente ao Museu de Arte Latino-Americana, de Buenos Aires, Argentina, e que envolveu uma negociação de um ano e meio para ser liberada para mostra que acontece a partir do dia 19 de janeiro, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. A última mostra de Tarsila do Amaral em São Paulo aconteceu em 1997, e seu retorno abrange um período criativo de um dos personagens mais importantes do modernismo brasileiro, cuja produção em exposição data de 1920 a 1923, período onde a pintora mais viajou. Entre as obras contidas na mostra estão "Antropofagia" 1929 - Abaporu, 1928, "O Touro" 1928 - A Negra - 1923. A exposição está dividida em seis núcleos: "Anos de Formação" Ensaios Modernistas", O Descobrimento do Brasil", Viagem ao Oriente Médio", Brasil Mágico", e "Viagem a Rússia".
Sobre Tarsila
Filha de ricos fazendeiros Tarsila do Amaral pintou o país com cores fortes conforme sua vivência de fazendas onde passou sua infância. Estudou em Paris - França, na Acadêmia Julien e no Ateliê Emile Rinard. Viveu em uma Paris efervescente do século XX, e foi a primeira a trazer obras musicais de Erik Satie e telas de Pablo Picasso e Léger. Em 1922 retorna ao Brasil e liga-se aos modernistas paulistanos. Formou o Grupo dos Cinco: Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Anita Malfatti, Oswald de Andrade e ela, Tarsila. Valorizou o País retratando a ambiência interiorana, e enveredaria pelos viadutos, bichos, trilhos, ruas e chaminés de uma São Paulo em intenso progresso. Através de seus desenhos vai abrindo caminhos para a literatura, e definiu direções do movimento "Pau Brasil". Suas constantes viagens à Europa ajudou a formar uma consciência social e a compreesão dos papéis femininos na sociedade. Inclusive, a obra "Operários" ela buscou inspiração quando de sua viagem à Rúsia onde teve contato com movimentos socialistas. Já a obra "Abaporu" [Homem que come carne humana] foi dedicada ao seu segundo marido, o escritor Oswald de Andrade criador do Movimento Antropofágico. Com ateliê no número 133 da Rua Aurora, centro de São Paulo, Tarsila deu vasão a uma carreira de sucessivas invenções. A pintora nasceu em Capivari, interior paulista em 1886 e faleceu em 17 de janeiro de 1976, na capital paulista. Acima "Tarsila Forever, obra do artista Nelson Screnci em homenagem a pintora [FM] [Leia mais sobre exposições http://www.formasemeios.blogs.sapo.pt/ ]
O QUE?
Exposição "Tarsila Viajante"
De 19/01 à 16/03
ONDE?
Praça da Luz, 02 - Bom Retiro
[11] 3324-1000]
[Ingressos de R$ 2 e 4,00]
Sábados - GRÁTIS
De terça à domingo das 10h às 18h00 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário