Páginas

sábado, 8 de dezembro de 2007

Morre Karlheinz Stockhausen


Morre Karlheinz Stockhausen, um dos mais influentes compositor alemão do século 20 etambém o pioneiro da música eletrônica.

BERLIM - ALEMANHA {AgênciaFM} 8 DE DEZEMBRO - Ele morreu aos 79 anos, e segundo sua ex-esposa, Mary Bauermeister, disse que o compositor morreu após uma curta doença em sua casa, no Estado da Renânia do Norte-Vestefália, região oeste do país. Conhecido por seus experimentos com a música eletrônica nas décadas de 1960 e 70, Stockhausen, autor de mais de 300 obras, teve um impacto significativo tanto na música clássica quanto na de vanguarda. Para Stockhausen "Qualquer som pode se tornar música se for relacionado com outros sons. Todo som é precioso e pode se tornar bonito se eu colocá-lo no lugar certo, no momento certo", afirmou ele em uma entrevista. No começo da carreira, Stockhausen se interessou pela "música concreta", gravando sons do cotidiano, distorcendo-os eletronicamente e juntando-os numa composição. Ele atuou de obras para solistas até eventos de grande escala. Misturou ópera, dança e mímica, Stockhausen dizia que seu objetivo era despertar "uma consciência completamente nova" no público e no intérprete.

Nascido em Burg Modrath no dia 22 de agosto de 1928, aldeia perto de Colônia, Stockhausen foi maqueiro na Segunda Guerra Mundial, experiência que lhe marcou profundamente. Quando jovem, flertou com o jazz, tocando piano para bancar os estudos na Escola de Música de Colônia, onde se licenciou em 1951. Nese período ele já havia começado a compor, mudou-se para Paris para estudar com os compositores Darius Milhaud e Olivier Messiaen. Em suas experiencias musicais ele incluiu a eletrônica, o que levou a decolarlá no então recém-criado Estúdio de Rádio da Alemanha Ocidental para a Música Nova, em Colônia, lá ele trabalhou a partir de 1953.

Nenhum comentário: