Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Everstill/Siempre Todavia


Simpatizante socialista e homossexual, Federico Garcia Lorca tem sua casa reaberta onde o trajeto da exposição mostra do escritório à cama onde viveu com sua família.

A casa do escritor Federico García Lorca em Granada, ao sul da Espanha, foi reaberta com uma exposição que apresenta a iintimidade do mais famosos da língua espanhola. Ele é autor de peças teatrais como por Bodas de Sangue, A Casa de Bernarda Alba e Yerma. A mostra Everstill/Siempre Todavia - Sempre Ainda, em tradução livre - revela a visão de 31 artistas plásticos de diversos países sobre a obra e a vida do poeta e marca a largada para os eventos de 2008, ano de celebração do centenário de nascimento de Lorca. Uma artista brasileira apresenta duas peças da artista, Rivane Neuenschwander. Para o curador da mostra, o suíço Hans Ulrich Obrist, a idéia é recriar o universo do poeta, formando um elo entre a literatura e as artes plásticas.
Os artistas passaram dias na casa do escritor para encontrar a inspiração e entender o ambiente de Lorca.

Os cômodos

A trajetória da exposição é um verdadeiro passeio pelos cômodos da casa, que foi residência da família Lorca de 1926 até o início da Guerra Civil espanhola, em 1936, quando o ele foi assassinado por nacionalistas, acusado de subversão, pois ele era -simpatizante com os socialistas e também era homossexual. Os famosos artistas britânicos Gilbert & George deitaram-se na cama do escritor e decidiram se fotografar nela para criar a peça Na cama com Lorca. As peças da brasileira
Rivane Neuenschwander estão no escritório.

[David Sanchez - Especial AgênciaFM]

A mostra estará em Granada até maio de 2008, em sua segunda fase com novos artistas, A mostra acontecerá em Madri em setembro de 2008.

Nenhum comentário: