Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Brasileiros repetem saga nos EUA: pobreza


Segundo uma análise de dados do censo norte- americano divulgada na quinta-feira,28, pelo instituto de pesquisas de Washington, indica que 10,1% dos imigrantes brasileiros que moram nos Estados Unidos vivem na pobreza.

Segundo levantamento do Center for Immigration Studies, que inclui imigrantes legais e ilegais, revela também que essa porcentagem de brasileiros aumenta para 33,8% se forem consideradas todas as pessoas vivendo na pobreza ou pouco acima da linha de pobreza. No topo da lista, estão os dominicanos (27,9%), seguidos pelos mexicanos (22%). No total de 21,5 milhões de imigrantes e seus filhos nascidos nos Estados Unidos vivem na pobreza, ou sja, pouco acima da linha da pobreza no país

Falta educação

A análise também conclui o baixo nível de instrução de grande parte dos imigrantes – que é em média, 31% não concluiu o ensino primário - explica porque tantos vivem na pobreza, recorrem a programas de bem-estar social ou não possuem programas de seguro-saúde. Entre os imigrantes brasileiros, por exemplo, 26,9% não teriam ensino primário completo, e 31,4% não teriam completado o ensino superior. ''O problema não se dá por falta de disposição de trabalhar ou por causa de seus status legais'', diz o autor do estudo, Steven Camarota. O Brasil é o 24º país com maior número de imigrantes nos Estados Unidos, segundo o texto do Center for Immigration Studies. O levantamento indica que, entre 2000 e março deste ano, 124 mil brasileiros foram viver no país. O primeiro na lista é o México, que responde por 31% do número total de imigrantes. A análise mostra que os últimos sete anos foram o período mais intenso de imigração na história americana. Em 2007, a população de imigrantes no país alcançou um recorde de 37,9 milhões de pessoas.

Nenhum comentário: