Páginas

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Brad Pitt é Jesse James, o lendário


Com um elenco masculino de peso e interpretação refinada onde destacam-se também Sam Rockwell e Sam Shepard,aliada a uma trilha sonora do maravilhosso Nick Cave e Warren Ellis.

O legendário bandido norte-americano Jesse James ganha interpretação quase perfeita de Brad Pitt. Este segundo filme do neozelandês Andrew Dominik, pois que estreou no ultraviolento "Chopper", 2000, fica bem distante do faroeste convencional. Ele tem como ponto de partida, o livro homônimo de Ron Hansen. O filme é todo construído em torno da expectativa do assassinato, e mantém uma tensão entre os personagens que às parece ser possível cortar com faca, de tão sólida que se mostra na tela.

No século XIX, o mito Jesse James foi consolidado por folhetos e livretos em que a imaginação quase sempre ultrapassava muito o respeito aos fatos em favor da lenda.
A tragédia de Bob Ford não é só a traição a seu ídolo - cuja necessidade, até por sobrevivência, um dia é obrigado a encarar. Muito pior é o que ele irá aprender a chamar de ingratidão. Ford esperava reconhecimento público por ter eliminado o pistoleiro, mas só obtém o desprezo generalizado e, afinal, um fim igualmente violento. Vivendo uma esplêndida maturidade criativa, Brad Pitt mantém à altura a ambigüidade do bandido instável, capaz de passar em segundos da maior amabilidade a uma explosão da brutalidade mais insana.

Nenhum comentário: