Páginas

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

“O Livro dos Meus Sonhos "


Exposição com desenhos de Felliniap estréia no Auditorium, em Roma, e está sendo pontada como uma grande oportunidade para se entender melhor a genialidade do cineasta italiano.

" O Livro dos Meus Sonhos" é uma seleção de parte das 400 páginas de pensamentos, um de desenhos, ilustrações e fantasias que Federico Fellini anotava quase como uma mania compulsiva. A espécie de diário composto em duas fases de sua vida: de 1960 a 1968, e de 1973 a 1990. “É uma mistura de romance, diário, história em quadrinhos e storyboard de um filme”, explicou Tullio Kezich, curador da exposição e amigo de Fellini por quatro décadas. “São dois enormes volumes que revelam seu mundo mais autêntico, seu modo de evocar emoções, a maneira que ele escolheu para revelar seus sonhos.”

Grandes reproduções são apresentadas dos desenhos originais do diretor, divididas em oito seções, indo das Noites de Pesadelo, com imagens de catástrofes, guerras e mortes, a Amarcord e Rimini, com detalhes de sua vida pessoal, de recordações da infância e a mulher Giulieta Masina. A mostra ainda traz caricaturas de famosos que o cineasta conheceu, como Picasso, Sophia Loren e Luchino Visconti. “O Livro dos Meus Sonhos " é um tipo de mito, uma obra secreta e misteriosa. Conhecíamos apenas algumas coisas, cerca de 20 desenhos que tinham sido publicados pelo próprio Fellini. Mas o corpo do texto permanecia um mistério para muitos de nós”, recorda Vittorio Boarini, diretor da Fundação Fellini. A mostra só pode ser realizada depois de uma longa negociação com os herdeiros de Fellini, a Fundação conseguiu adquiri-los. A Superintendência para os Bens Culturais de Florença estimou o valor da obra em 750 mil euros.

Até 7 de novembro

Nenhum comentário: