Páginas

sábado, 13 de outubro de 2007

Morre o senhor dos palcos


"Seria muito complicado viver para sempre. Já pensou você não ter o direito de morree? Deveria ser muito chato mesmo viver para sempre" Paulo Autran".

O ator morreu às 16h de sexta-feira,12, aos 85 anos, no Hospital Sísio Libanês, em São Paulo. Ele estava internado desde a tarde do dia 11. Paulo Autran sofria de câncer de pulmão e enfisema pulmonar há cerca de um ano, e já havia sido internado recentemente em diversas ocasiões, a última ocorrida no sábado dia5, com alta recebida na terça-feira,9. Há poucos meses, o ator passou mal durante apresentação do espetáculo "O Avarento", sua 90ª peça, e foi internado com suspeitas de problemas cardíacos. Carioca, nasceu em 1922, e mudou-se ainda jovem para São Paulo, onde formou-se em Direito na Faculdade do Largo São Francisco, em 1945. Sua primeira peça foi no Teatro Municipal de ~so Paulo, em 1947, Esquina Perigosa, para no ano seguinte de 1949, fazer sua estréia profissional ao lado de Tônia Carrero em "Deus Dormiu lá em Casa". Desde então, Paulo Autran participou de outras 89 peças, entre elas "Otelo", "Antígone", "My Fair Lady" e "Visitando o Sr. Green", sendo a última delas "O Avarento", texto de Molière escrito em 1668.

Além do teatro, a carreira de Paulo Autran também teve grandes momentos no cinema e na televisão, entre os quais Baldaracci, de Pai Herói" (1979), "Sassaricando" (1987) e "Guerra dos Sexos" (1983), além de minisséries, como "Hilda Furacão" em 2003.
. Destaca-se ainda sua interpretação do político Porfírio Diaz no filme "Terra em Transe" - 1967 - de Glauber rocha, marco do cinema nacional; e a participação em "Destino em Apuros" (1953), primeiro filme colorido produzido no Brasil. Seu último filme foi " O Dia em Que meu pai saiu de vViagem" que fora indica ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O corpo do ator será cremado às 11h30 do dia 13 de outubro, no cremantório de vila Alpina, Zona Leste de São Paulo.
[Francisco Martins]

Nenhum comentário: