Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

I Encontro Nacional de Rappers e Repentistas


I Encontro Nacional de Rappers e Repentistas sera realizadona cidade de Ca mpina Grande, na Paraíba, entre os dias 26 e 28 de outubro.

O evento cultural reunirá, ao mesmo tempo, autoridades de governo, especialistas em Cultura e importantes nomes do Hip-Hop e da cantoria popular. O Ministério da Cultura é parceiro do Governo da Paraíba na realização dessa iniciativa, que conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC) e patrocínio da Petrobras. Os recursos repassados pelo MinC, via FNC, são da ordem de R$ 233,1 mil e o convênio, no valor total de R$ 291,4 mil, foi firmado no último dia 17 entre a Secretaria Executiva do ministério e a Secretaria de Educação e Cultura do estado.

Na manhã de sexta-feira, dia 26, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, já estará em Campina Grande, onde vai se reunir com o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, e secretários de Cultura estaduais e municipais do Nordeste. O encontro será no Garden Hotel, a partir das 9h. Também farão parte da reunião os secretários do MinC Sérgio Mamberti, da Identidade e da Diversidade Cultural; Marco Acco, da Articulação Institucional; Alfredo Manevy, de Políticas Culturais; e Roberto Nascimento, de Incentivo e Fomento à Cultura; além do subsecretário Ricardo Lima e do gerente Américo Córdula, ambos da SID/MinC. A abertura oficial do Rap & Rep será realizada na noite do dia 26, às 19h, com várias apresentações, dentre elas a da Orquestra Sanfônica de Campina Grande. Mas, durante todo o dia haverá atividades, incluindo o encontro do ministro da Cultura e a realização, às 16h, no Spazzio/Tenda, do Seminário Tradição e Contemporaneidade, cujo palestrante será o ministro Gil e o mediador o secretário Mamberti. Atuarão como debatedores Laymarte Garcia, titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, e Pedro Peixoto Ferreira, doutor em Ciências Sociais pela Unicamp-SP.

Conteúdo da Programação

A programação do I Encontro Nacional de Rappers e Repentistas será variada, contando com seminários, oficinas, mostras de dança e de música, debates, festival, fóruns e shows com artistas conhecidos e consagrados, como Cidade Negra, Gabriel O Pensador, Zé Brown, Caju e Castanha, Funk e Cia, Oliveira de Panelas, as Ceguinhas de Campina Grande, Selma do Coco, poetas repentistas e muito mais. As atividades serão realizadas na maior casa de espetáculos de Campina Grande, o Spazzio. Serão oferecidas oito oficinas diárias de Xilogravura, Cordel, Grafite, Rima, Danças Populares, Cantoria, Discotecagem e Dança de Rua, administradas por mestres do Hip-Hop e das Culturas Populares.

O encontro contará com cobertura especial da Radiobras e de Pontos de Cultura de Audiovisual, que produzirão conteúdos a serem veiculados na TV Brasil - Canal Integración - para toda a América Latina. Os shows serão gravados e disponibilizados para rádios comunitárias. Também haverá a produção de um disco em vinil, que será o primeiro de um projeto de revitalização desta mídia. Em abril deste ano, em Brasília, o ministro Gilberto Gil recebeu o governador Cássio Cunha Lima e a subsecretária de Cultura da Paraíba, Daniella Ribeiro, para tratar da realização do evento. No mês seguinte, o subsecretário da SID/MinC, Ricardo Lima, acompanhado do gerente Américo Córdula e do rapper Nelson Triunfo, visitaram Campina Grande, onde fizeram várias reuniões para acertar detalhes do Rap & Rep.

Informações detalhadas sobre o Encontro Nacional de Rappers e Repentistas e a programação dos três dias do evento estão no site www.raprep.com.br.

Nenhum comentário: