Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Browm vai morar na Downey Street,10


O novo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown anunciou nesta quinta-feira o seu gabinete e indicou o ex-ministro do Meio Ambiente David Miliband, que privadamente criticou a Guerra do Iraque, para comandar o Ministério do Exterior.

Brown indicou Jacqui Smith para ser a primeira mulher a ocupar a pasta do Interior. O Ministério da Indústria e Comércio foi substituído pela pasta de Negócios, Empreendimentos e Reformas Regulatórias, que será comandada por John Hutton. Jack Straw será o novo Ministro da Justiça, Alistair Darling ficará à frente do Ministério das Finanças, Alan Johnson será o novo ministro da Saúde e Hilary Benn ocupará a pasta do Meio Ambiente. Brown disse que queria construir um novo governo usando todos os talentos disponíveis.


Posse


O trabalhista Gordon Brown, 56 anos, assumiu o cargo na quarta-feira, depois de ser convidado formalmente pela rainha Elizabeth 2ª a formar um novo governo. Nas suas primeiras palavras como primeiro-ministro em público, Brown disse que vai superar interesses partidários e inovar na forma de fazer política na Grã-Bretanha para conseguir fazer mudanças nos sistemas de saúde, educação e habitação.

"Mudança no NHS (sistema nacional de saúde), mudança nas nossas escolas, mudança na habitação popular, mudança para construir confiança no nosso governo, mudança para proteger e melhorar o estilo de vida britânico. E essa necessidade de mudança não pode ser alcançada com a velha política", disse Brown a jornalistas, ao chegar ao número 10 de Downing Street (residência oficial do primeiro-ministro britânico).

"Vou construir um governo que utilize todos os talentos. Vou convidar homens e mulheres de bem para contribuir com as suas energias em um espírito de serviço público para tornar a nossa nação o que ela pode ser. E estou convencido de que não há fraqueza na Grã-Bretanha hoje que não possa ser superada pelas forças do povo britânico", afirmou o novo primeiro-ministro, que substitui o seu colega de partido Tony Blair.

"Neste dia, lembro das palavras que ficaram comigo desde a minha infância e que são muito importantes para mim hoje. Meu lema da escola: vou tentar o meu melhor. Esta é a minha promessa a todas as pessoas da Grã-Bretanha. E agora vamos deixar que o tabalho de mudança comece", concluiu. O novo primeiro-ministro, que serviu como ministro das Finanças durante os dez anos de governo de Blair, havia assumido a liderança do Partido Trabalhista, em substituição a Tony Blair, no domingo. Na Grã-Bretanha, o líder do partido com a maioria no Parlamento é quem assume o cargo de primeiro-ministrro. [Fonte: www.bbcbrasil.com.br

Nenhum comentário: