Páginas

terça-feira, 13 de março de 2007

Do cinema à galeria


David Lynch, 61 anos, o cineasta apresenta no museu Fundação Cartier para a Arte Contemporânea, em Paris, a exposição “The Air is on Fire”.

É um vasto conjunto de obras criadas pelo diretor de A Estrada Perdida, Veludo Azul, Twin Peaks entre outros filmes. A mostra reúne quadros, fotografias, desenhos e filmes experimentais criados a partir dos anos 60, além de produções sonoras, desenvolvidas especialmente para a exposição parisiense. Lynch realizou toda a cenografia de “The Air is on Fire” - o ar está pegando fogo, em tradução livre -, decidindo desde a disposição dos quadros até a decoração e iluminação da exposição. A mostra apresenta cerca de 30 pinturas e mais de 500 desenhos e outros trabalhos do cineasta, a grande maioria inéditos. Há também a série “Distorded Nudes”, imagens digitais realizadas em 2004 que tem como base imagens eróticas dos anos 1840 a 1940. O cineasta concebeu a exposição como uma obra de arte por si só, criando painéis de aço com cortinas onde seu quadros são pendurados e transformando ainda conjuntos de dispositivos sonoros interativos em esculturas. Lynch não é aventureiro nas artes. Ele estudou na Academia de Belas Artes de Filadélfia em 1965 e tem se dedicado paralelamente também às artes plásticas. Suas obra pictóricas, fotográficas e desenhos evocam sempre suas experiências infantis, sonhos de adolescente e preocupações de adulto. Geralmente, estes sonhos são registrados de forma abstrata. Ou seja, as criações artísticas de David Lynch são muito semelhantes aos seus filmes. A
violência é presente em alguns de seus quadros, como na grande tela “Do you really want to know what I think?” ("Você quer realmente saber o que eu penso?"), mostrando um homem que aponta uma faca para uma mulher semi-nua deitada em um sofá. Questionada sobre a violência nas telas do artista, a curadora da Fundação Cartier responde "Hélène Kelmachter, existe violência na obra de Lynch, “mas também muito humor”.

SER'VIÇO

“The Air is on Fire” estará em cartaz até o dia 27 de março

Nenhum comentário: