Páginas

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Romano Prodi renuncia


Romano Prodi, primeiro-ministro da Itália apresentou nesta quarta-feira, 21, sua renúncia ao cargo, depois que uma moção em apoio a sua política externa foi rejeitada pelo Senado em Roma.

Sua renuncia foi confirmada em uma nota divulgada pelo gabinete do presidente, Giorgio Napolitano, a que fora encaminhado pedido. Napolitano foi pego de surpresa e, ainda não sabe o que fazer. Ele pode pedir a Prodi que se submeta a um voto de confiança no Parlamento; pode pedir a ele ou a outra pessoa a formação de um novo gabinete ou pode dissolver o Parlamento e convocar novas eleições.

Moção

A moção rejeitada pelo Senado apresentava as diretrizes da política externa italiana e foi defendida em plenário pelo chanceler, Massimo D’Alema, antes da votação. No entanto, partidos da base de sustentação do governo se opõem a aspectos da política externa do país, como a presença dos cerca de dois mil soldados italianos no Afeganistão, e ajudaram a derrubar a moção.A ampliação de uma base aérea utilizada pelos Estados Unidos na cidade de Vicenza, no norte do país, também é motivo de discórdia entre os governistas.

Nenhum comentário: