Páginas

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Elogios do Tio Sam


Secretário de justiça dos EUA de que Brasil é sócio.

SÃO PAULO - [AgênciaFM] 9 de fevereiro - Albert Gonzales, secretário da Justiça dos EUA, manifestou na quinta-feira, 8, preocupação com crimes cometidos na região da Tríplice Fronteira, entre Brasil, Argentina e Paraguai tida como centro de financiamento de grupos radicais no Oriente Médio. Mas também reconheceu os esforços brasileiros no combate a atos ilícitos na região e chamou o Brasil de "sócio", agradecendo a colaboração do país na luta contra o terrorismo. "Sabemos que há pontos de preocupação que permanecem, a respeito dos delitos cometidos na Tríplice Fronteira", disse o secretário a jornalistas depois de se reunir em Brasília com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Para gonzales, "O Brasil tomou medidas essenciais com vista ao combate ao terrorismo, incluindo a criação de um centro de inteligência e a alocação de recursos suplementares para a área da Tríplice Fronteira. Incentivamos o Brasil a dar continuidade a essas medidas", disse.
Gonzales ouviu uma ampla exposição sobre a situação na região, feita por Paulo Lacerda, diretor da Polícia Federal. Ciudad del Este, do lado paraguaio da fronteira, é conhecida por ser um paraíso do contrabando, e abriga, segundo os EUA, um shopping center que tem membros do Hezbollah entre os proprietários de lojas.
Bastos e Gonzales disseram que também trocaram informações sobre crimes contra a propriedade intelectual e na área de informática, lavagem de dinheiro, narcotráfico e acordos de extradição. [À esquerda - Gonzales,e Bastos a direita.

Nenhum comentário: