Páginas

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

"Mondial de l’Automobile"


Um dos mais importantes eventos internacionais, Salão do Automóvel de Paris apresenta a partir desta sexta-feira, 29, com mais de 60 lançamentos mundiais e estandes de 374 marcas de 26 países.


Entre as inúmeras novidades estão o C4 Picasso da Citroën, a versão perua do Logan, da Renault, o Logan MCV, e o novo coupé Mercedes CL 600. Os estandes de carros luxuosos com motores de alta tecnologia, como os da Ferrari e da Porsche, atraem normalmente um grande número de visitantes. Uma das sensações do salão do automóvel de Paris é a Ferrari 599 GTB Fiorano. O carro pode passar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e de 0 a 200 km/h em apenas 11 segundos. O novo modelo da marca italiana custa cerca de R$ 700 mil e, após o pedido, é necessário esperar cerca de dois anos para a entrega do carro. O esperado substituto do Twingo, da Renault, também pode ser visto no salão: a Renault apresenta o Twingo Concept, que corresponde a 90% do futuro novo modelo que será comercializado a partir de meados de 2007.

O salão parisiense é considerado uma vitrine gigante da indústria automobilística mundial. Mas neste ano ele ocorre em um contexto difícil para os fabricantes europeus. O mercado do continente está praticamente estagnado em termos de vendas e o preço das matérias-primas, como o alumínio, vem aumentando. Além disso, a concorrência das montadoras asiáticas está cada vez mais forte. A francesa Renault, por exemplo, registra queda de 11,4% nas vendas na Europa no primeiro semestre de 2006 na comparação com o mesmo período do ano passado. Para tentar contornar o problema, a montadora aposta em uma ofensiva de novos produtos, inédita na história da empresa: entre 2007 e 2009, o fabricante irá lançar, em média, 8 modelos, o dobro do período 1998/2005.

Alternativas

Energias alternativas, com carros menos poluentes, também são colocadas em evidência no salão de Paris. Os fabricantes expõem modelos ou carros-conceito com motores híbridos (gasolina/eletricidade ou diesel/eletricidade), totalmente elétricos, movidos a biocombustível ou motores flex, que podem ser vistos em vários modelos ou protótipos. O Mondial de l’Automobile, realizado no Parque de Exposições da Porta de Versalhes, segue até o dia 15 de outubro. [Fram Martin / www.bbc.co.uk

Nenhum comentário: