Páginas

quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Beatles: O melhor das paradas britânica


Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band, o álbum mais autoral do quarteto de Liverpool, acaba de ser votado , e eleito, o melhor disco da parada britânica em toda a história. A votação foi feita com participação de ouvintes da Rádio 2 da BBC, na Grã-Bretanha. Um outro motivo da votação é o de comemorar o aniversário de 50 anos da parada de álbuns, que lista semanalmente os trabalhos mais vendidos no país, apresentados na Rádio 2, sendo que mais de 220 mil pessoas participaram da pesquisa pelos sites da parada britânica e da Rádio 2 da BBC. A votação não foi tão folgada para os Beatles, Michael Jackson e o álbum Thriller, foi vencido com 201 votos de diferença. Tratando-se de artistas de países diferentes, Michael valorizou ainda mais Sargent Pepper's Lonely Hearts Club Band.

Os Beatles tiveram um total de quatro discos incluídos nas dez primeiras posições da lista: Revolver em sexto, Abbey Road em oitavo e The Beatles, também conhecido como The White Album, em décimo. Apenas um disco gravado nos últimos 20 anos conseguiu se colocar entre os dez melhores: The Joshua Tree, dos roqueiros irlandeses do U2, gravado em 1987, ficou em terceiro lugar. As outras posições na lista dos dez mais foram ocupadas por álbuns gravados nos anos 70. No quarto lugar ficou o disco Rumours, do grupo Fleetwood Mac e, em quinto, Wish You Were Here, do Pink Floyd. A dupla Simon&Garfunkel com seu Bridge Over Troubled Water alcançou a sétima posição, e A Night at the Opera, do Queen, ficou na nona.

Sinatra

Em 50 anos de parada britânica, 787 álbuns emplacaram o primeiro lugar.

O primeiro número um foi Songs for Swinging Lovers, de Frank Sinatra, inaugurando a parada em 1956.

O campeão de vendas mais recente, na semana passada, foi Back to Basics, de Christina Aguilera.

O lançamento mais recente a se classificar na lista dos cem melhores número um da história foi o álbum Confessions on a Dancefloor, da cantora Madonna.

O álbum de Madonna, lançado em novembro do ano passado, ficou na posição 37.

X&Y, do Coldplay, e Demon Days, do Gorillaz - ambos lançados em junho do ano passado -também entraram na lista dos cem mais.

Darren Haynes, representante da Official UK Charts Company, a empresa que compila as vendas e faz a parada britânica, disse:

"Com mais de 220 mil votos recebidos do público britânico, este é o mais definitivo registro dos álbuns favoritos da nação até hoje".

Como vários álbuns considerados excepcionais nunca chegaram à primeira posição, foi criada uma categoria separada onde outros discos podiam ser incluídos.

A lista alternativa foi encabeçada por Dark Side of the Moon, do grupo Pink Floyd, que só conseguiu chegar à posição número dois quando foi lançado, em 1973.

Nenhum comentário: