Páginas

domingo, 8 de maio de 2011

Yuri Gagarin: estátua em Londres por 1 ano

Uma estátua do cosmonauta russo Yuri Gagarin será instalada em Londres por um ano a partir de julho para marcar os 50 anos de sua viagem pioneira ao espaço.


Medido 3,5 metros de altura, a obra, feita de zinco e alumínio, é um presente da Agência Espacial Russa ao Conselho Britânico - entidade que representa a Grã-Bretanha culturalmente no exterior - como parte de uma série de eventos que comemoram o feito de Gagarin. A estátua ficará exposta na avenida The Mall, perto do Arco do Almirantado e de Trafalgar Square, centro de Londres. O cosmonauta Gagarin entrou para a História no dia 12 de abril de 1961, quando deu a volta à Terra em 108 minutos à bordo da cápsula Vostok. Logo depois, saiu em uma turnê mundial que incluiu a Grã-Bretanha, onde encontrou-se com o então primeiro-ministro, Harold McMillan.

Documentos confidenciais divulgados recentemente revelam que o governo britânico não sabia ao certo como lidar com a visita do russo. O cosmonauta morreu em um acidente de avião aos 34 anos.

Exposição e Filme

A obra será inaugurada em Londres no dia 14 de julho pela filha do cosmonauta, Elena Gagarina, diretora dos Museus do Kremlin. A cerimônia é parte de uma série de eventos culturais que marcam os 50 anos da missão Gagarin. Entre eles, estão uma exposição sobre a vida de Gagarin e o início do programa espacial russo, na sede do Conselho Britânico.

A BBC, a maior empresa pública de comunicação no mudo,  também vai participar, exibindo o filme First Orbit (Primeira Órbita, em tradução literal), em 17 telões em diferentes pontos da Grã-Bretanha.  Filmado na Estação Espacial Internacional e incluindo material de arquivo, o filme tenta recriar o que Yuri Gagarin teria visto ao orbitar a Terra meio século atrás.

Nenhum comentário: