Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dick Farney: 89 anos


"O artista comemoraria 89 anos dia 14 de novembro, entretanto, continua um mito, uma lenda na história musical do país e recebe homenagem dos herdeiros. O cantor faleceu em 4 de agosto de 1987. (FM)

A importância de DICK FARNEY, porém, transcende o universo da Bossa Nova e a própria esfera musical; maestro, compositor, arranjador, cantor e ator, .... Comandou em várias rádios o programa DICK FARNEY SHOW durante decadas. Além de ter atuado em alguns filmes do cinena brasileiro da década de 50- que atravessava um dos seus melhores momentos e mais populares- na televisão brasileira em vários canais foram veiculados programas musicas de extremo bom gosto com comando de DICK FARNEY SHOW, participou de comedia musical na televisao junto com Betty Faria - Programa DICK E BETTY 17 - FARNEY, marcou a noite paulistana nas décadas seguintes como músico requisitado e dono de boates. Sua presença nas casa nortunas mais elegantes, ajudou a configurar a boêmia brasileira, dando-lhe inegável charme e um forte traço jazzístico. Suas interpretações de músicas como Alguem Como Tu, Copacabana, em outras são temas de novelas da Globo até hoje, inúmeros relaçamentos em cd, temas de filmes nacionais e internacionais.

Seu legado ''seja experimentando diferentes formações instrumentais, elaborados arranjos, ou ainda, no comando de espaços noturnos oxigenados pela música,a indelével contribuição que DICK FARNEY nos legou não se expressa tão somente pelo charme, precisão e inovação de suas interpretações, como também por representar, em sua trajetória, um Brasil que se desejava urbano, requintado, afinado com algo que, ao menos por aqui, soava em notas esparsas - a modernidade. A despeito de sua importância cultural, a vida e a obra de DICK FARNEY são menos conhecidas do grande público do que seria de se esperar.

No ano em que se comemora os (em 14 de novembro), 89 anos de nascimento de Farnésio Dutra e Silva, nascido em 14 de novembro de 1921, homenageamos com alguns adjetivos que por toda a sua vida lhe foram imputados: MONSTRO SAGRADO; PAI DA BOSSA; GENIO DA NOVA MÜSICA BRASILEIRA, MESTRE DE UMA LEGIAO DE MARAVILHOSOS MÚSICOS,
EMBAIXADOR DA ELEGÂNCIA E BOM GOSTO; EL DICK DA AMERICA, é imenso rol de adjetivos. Nós, os herdeiros (Mariangela e Eduardo), agradecemos a você todo o carinho.(Agradecimentos a cantora Glórya Ryos - mais www.gloryaryoscantora.blogspot.com ).

Um comentário:

Anônimo disse...

SOU CANTOR DE CABO FRIO RJ , E TENHO A HONRA DE OUVIR AS PESSOAS COMENTAREM NOS SHOWS , QUE O TIMBRE DE MINHA VOZ , LEMBRA O DICK FARNEY , E VEZ POR OUTRA , O EMÍLIO SANTIAGO , POIS CANTO GRAVE E PROCURO INTERPRETAR PAUSADAMENTE COMO ESTE GRANDE MESTRE , QUE SEMPRE FOI E SERÁ NA MINHA VIDA E CARREIRA , UMA GRANDE INSPIRAÇÃO . SALVE MESTRE !!! SUA ARTE TEM QUE SER LEMBRADA SEMPRE , E DIVULGADA PARA AS NOVAS GERAÇÕES , QUE CADA VEZ MAIS PRECISAM CONHECER E ENTENDER VERDADEIRAMENTE , O QUE É FAZER "MÚSICA DE QUALIDADE" , MUITA LUZ !!!