Páginas

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Pinturas e fotografias na Câmara em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.



A Câmara dos Deputados promove uma série de eventos para comemorar o Dia da Acessibilidade, como parte da política da instituição de aprimorar os mecanismos de acesso, em todos os seus espaços, para pessoas com alguma deficiência física , visual ou auditiva. Cada vez mais engajada nesta causa, a Câmara abre no dia 1º de dezembro, às 16h30, no Salão Verde, as homenagens ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência quando serão apresentadas todas as políticas de inclusão que a Instituição vem desenvolvendo.

No mesmo dia, o Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, que todos os anos participa da comemorações trazendo artistas com algum tipo de deficiência para expor seus trabalhos, apresenta as mostras: "As cores da vida" de Jéferson Ramos da Cruz, no Hall da Taquigrafia, Anexo II, e a coletiva "Percepção do visível", no Corredor de acesso ao Plenário, com curadoria do professor João Kulcsár.

Cores da Vida



A Câmara dos Deputados vai realizar o sonho do menino Jéferson Ramos da Cruz, de apenas 15 anos,: de fazer sua primeira exposição de pinturas. Portador de artrogripose múltipla – doença congênita caracterizada por várias deformidades rígidas nas articulações – Jéferson produz suas telas utilizando a boca. Em 2008, foi descoberto pelo jornal Correio Braziliense. No ano passado, ele começou a frequentar aulas de pintura com a profesorra Margarida Lopes Fróes que, voluntariamente, recebe o menino duas vezes por semana para ensinar-lhe técnicas de perspectiva em paisagens.

"Na verdade a gente não ensina nada a ninguém. A pessoa já nasce com o dom", diz Margarida. Nascido em Barreiras (BA), Jeférson depende dos pais e três irmãos para todas as necessidades. Ele não anda nem movimenta braços e pernas. Ainda assim, lançou, em 2008, o seu primeiro livro "Minha vida em rodas me faz capaz de voar e sonhar", com ajuda do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e da editora Thesaurus. A venda dos mil exemplares foi toda revertida para o escritor. Na abertura da exposição na Câmara o livro será relançado.

Percepções do Visível

As imagens desta exposição representam o trabalho realizado neste ano pelos alunos do projeto Alfabetização Visual, fruto de uma iniciativa dos próprios usuários do Espaço Braille da biblioteca do Centro Universitário Senac. Ao longo do curso, os alunos foram descobrindo, nos lugares menos esperados, novas maneiras de usar a linguagem dos sentidos para expressar seus olhares: "através do cheiro de uma fruta desconhecida, da sensação da terra entre os dedos dos pés, dos buracos das calçadas acidentadas da cidade e do murmúrio das histórias no metrô, por exemplo", revela Kulcsár, professor da oficina. Segundo ele, essas percepções mediam delicadamente o presente e o passado, o mundo visual e o mundo invisível. Kulcsár espera que a mostra continue a despertar novos olhares e novos esforços para promover – nas palavras do grande fotógrafo cego Evgen Bavcar "a aceitação de todos que olham de outro modo". (Foto 1 - Acessibilidade - foto 2 Gasparzinho)


Serviço

Exposição de pinturas "Cores da Vida",
do artista Jéferson Ramos da Cruz.
Abertura: 1º de dezembro de 2010, às 16h30,
no Salão Verde – Edifício Principal.
Local da mostra: Hall da Taquigrafia, Anexo II,
Câmara dos Deputados.
Data: 01 de novembro a 09 de dezembro de 2010.
Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 18 horas.



Exposição fotográfica "Percepções do Visível"
mostra coletiva. Abertura: 1º de dezembro de 2010, às 16h30,
Salão Verde – Edifício Principal.
Local da mostra: Corredor de acesso ao Plenário
– Câmara dos Deputados
Data: 01 de novembro a 09 de dezembro de 2010.
Visitaçao: Segunda a sexta, das 9h às 18 horas.


Entrada Franca.
Livre para todas as idades.
Realização: Câmara dos Deputados.


------------------------------------
Alessandra Rios - Assessora de Imprensa
Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
E-mail alessandra.rios@camara.gov.br
Tel (61) 3215-8081 / (61) 3215-8080
Câmara dos Deputados

Nenhum comentário: