Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ernesto Nazareth, grátis na web

O compositor Ernesto Nazareth ganha disco e site da cravista carioca Rosana Lanzelotte. O disco foi lançado juntamente com o site nesse domingo,27. No disco, ela interpreta célebres composições de Nazareth {1863-1934} como "Brejeiro", "Odeon" "Ameno Resedá" ," Batuque" entre outras. O compositor ganhava a vida tocando em piano em casas de venda de instrumentos, cinema. Apesar de suas composições não terem nada de portenhos, eram chamadas por ele de "tango brasileiro". Talvez pela roupagem original e respeitável, e à sincopada levada afro-brasileira, como o maxixe.

O site

São 238 partituras disponibilizadas gratuitamente na rede no formato PDF, que tiveram revisão musicológica de Alexandre Dias. As novidades não param por ai não. Através do projeto Nazareth, que também contempla oficinas visuais, dadas à distância para músicos em todo o Brasil. http://www.ernestonazareth.com.br/


O disco

O repertório do disco é também base para shows que vem realizando com obras de Nazareth, como o do dia 11 de novembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte,MG. Rosana vem pesquisando sobre o compositor desde 2006, e composições como 'Encantador", "Tenebroso" "Batuque" "Apanhei-te Cavaquinho" soam muito bem no cravo. Tocam com ela, Caito Marcondes [percussão] e Luiz Leite violão]. Em 1998 Rosana Lanzelotte gravou o disco "Cravo Brasileiro" só com compositores nacionais, onde incluiu quatro canções de Ernesto Nazareth.


Shows:

Terça-feira,29/9, Rio de Janeiro - Espaço Tom Jobim
Dia 11/11/ , Palácio da Artes, Belo Horizonte

Artista: Rosana Lanzelotte
"CD Nazareth"
Gravadora: Biscoito Fino

Nenhum comentário: