Páginas

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Francisco Manuel da Silva: 200 anos do Hino Nacional

Criador do Conservatório de Música capital Imperial e do Hino Nacional Brasileiro. O hino completa 200 anos em 2009, inspirado na ópera O Barbeiro de Sevilha, do compositor italiano Rossini.

Francisco Manuel da Silva nasceu em 21 de fevereiro de 1795, no Rio de Janeiro, e iniciou seus estudos com o padre José Maurício Nunes Garcia, em uma escola que o sacerdote mantinha para crianças pobres. Mais tarde seria discípulo de Sigismundo Neukomm. Seu talento chamou atenção de D. Pedro I , que lhe prometeu enviá-lo para Europa para aperfeiçoar sua técnica. Porém, seu nome permaneceu ao mais obscuro possível, e relegado ao absoluto silêncio. Somente em 1831 voltou a desempenhar papel de destaque na música brasileira. Nomeado compositor da câmara Imperial, 1841, viu sua antiga aspiração se realizar: criar o Conservatório de Música da capital do Império [Instituto Nacional de Música].
No ano de 1842 foi nomeado mestre de música da Capela Real e em 1857 seria condecorado com o oficialato da Ordem da Rosa. É autor do Hino Nacional Brasileiro,1909, [com Joaquim Osório Duque Estrada – 1870-1927 -letrista]. Compôs outros hinos como por exemplo ' Hino da Coroação', ' Hino das Artes', Hino à Imperial Sociedade Amante da Instrução' Hino de Guerra' . Também foi autor de romances para canto e piano, músicas sacras, modinhas, lundus e até quadrilhas. Francisco Manuel da Silva morreu na cidade onde nasceu, em 18 de dezembro de 1865.

Hino
Composto em 1809, o Hino Nacional tem música de Francisco Manuel da Silva e letra de Joaquim Osório Duque Estrada é considerado um dos mais belos hinos do mundo. Não é coincidência sua semelhança com acordes da ópera O Barbeiro de Sevilha, do compositor italiano Rossini. Compasso por compasso foram estudados por Silva para contentar o monarca Dom Pedro I. Raros são os nativos que se arriscam cantá-lo. Seu difícil fraseado tanto, música quanto letra, faz com que os brasileiros confundam-se.


LETRA
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDASDE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,,BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.

SE O PENHOR DESSA IGUALDADECONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!Ó PÁTRIA AMADA,IDOLATRADA,SALVE! SALVE!BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDODE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.

GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.TERRA ADORADA,ENTRE OUTRAS MIL,ÉS TU,BRASIL,Ó PÁTRIA AMADA!DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,PÁTRIA AMADA,BRASIL!IIDEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!

DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,""NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".Ó PÁTRIA AMADA,IDOLATRADA,SALVE! SALVE!.BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLOO LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.

MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.TERRA ADORADA,ENTRE OUTRAS MIL,ÉS TU, BRASIL,Ó PÁTRIA AMADA!DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,PÁTRIA AMADA,BRASIL!

Um comentário:

Fabiana Makiyama disse...

COMO RAIOS ELE COMPÔS O HINO EM 1909 SE FALECEU EM 1865????