Páginas

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Simplesmente "Vik"

O fotógrafo brasileiro Vik Muniz,47, estreia retrospectiva no MAM -RJ, com 200 peças. Ocupa uma área de 1.800 metros quadrados.


Vivendo há 25 anos em Nova Iorque, EUA, é a maior mostra do paulistano no País, um dos mais valorizados pela crítica norte-americana. A retrospectiva apresenta obras grandiosas com até 3 metros de alturas. A mostra é bem maior do que as realizadas no exterior como a do MoMA [Museu de Arte Moderna de Nova Iorque] e no Miami Fines Arts Museum [Museu de Artes Plásticas], onde recebeu elogios da crítica especializada por sua ousadia e originalidade. Estão expostos trabalhos como 'The Gipsy Magna', série de peças com material vindo do lixo; a atriz Elizabeth Taylor e Che Guevara em 'diamantes' e o autorretrato onde ele reinventa a linguagem fotográfica. Também consta da mostra sua obra mais conhecida, Mona Lisa, realizada em pasta de amendoim.
A exposição teve as fotos ampliadas em até 3 metros para que todos os espectadores possam apreciar os mínimos detalhes como por exemplo as centenas de brinquedos que formam seu autorretrato. O fotógrafo propõe um exercício e lógica de linguagem através de peças muito bem humoradas, algo inerente ao artista. Já o modo de criação de Vik é mostrado através de vídeos do tipo making of. Muniz tem obras nos principais museus e colecionadores do mundo. A mostra seguirá para o Masp [Museu de Arte de São Paulo] em abril. "Com uma mostra dessa estou me sentindo o artista brasileiro que sempre fui", afirma Vik Muniz. [Atriz Bete Davis em 'diamantes'].


MAM - RJ
Rua Infante Dom Henrique, 85
Visitação: ter. a sex., das 12h às 18h
Sáb e dom., das 12h às 19h
Preço: R$ 5,00
[21] 2240.4944
De 23/01 à 8/03

Nenhum comentário: