Páginas

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

ROM

O museu-palácio Royal Ontário Museum reafirma toda sua majestade após reforma projetada por Daniel Libeskind.

Cercado de tradição por todos os lados, foi fundado em 1912 com intuito de alojar pinturas de artistas pioneiros do país, achados arqueológicos, móveis e objetos como pedras e ossadas de dinossauros. Porém, desde sua formação, o ROM não se deteve somente ao Canadá, incluiu civilizações do oriente dando ênfase para as artes chinesas da era Ming, inclua-se aí o túmulo de um general do século XVII. O museu é visitado por aproximadamente 1,5 milhões de pessoas ao ano.
Em 2007 o museu ganhou um anexo pós-moderno agregado ao prédio principal. O anexo leva o nome do empresário sino-jamaicano Michael Lee-Chin, radicado em Toronto, Canadá, que fez doação de 30 milhões de dólares para a instituição. A instituição é a maior do Canadá, e tem no acervo cerca de 6 milhões de objetos nos seus quatro andares. Entre os mais curiosos objetos em exibição permanente estão uma múmia egípcia e uma escultura intacta da cabeça de Zeus, o deus da Grécia antiga. O ROM também abriga mostras temporárias.




Programação


Light & Stone
Pedras preciosas expostas da coleção de Michel Scott, da CEO Apple. A mostra pode ser visitada até 15 de novembro.

‘Mysteries of Ancient Ukraine’
A exposição reúne peças de cerâmica de uma civilização que viveu na Ucrânia entre os anos 5.400 a 2.700 antes de Cristo. As peças foram descobertas pelo arqueológo Vikenty Khvoika, e pode ser apreciada até 23 de março.

A Fossil Paradise

Fotografias e objetos de propriedade do paleontólogo norte-americano Charles D,. Walcott, um especialista em invertebrados. A mostra segue até 26 de abril.

Dead Sea Scrolls
A mostra revela pergaminhos que foram encontrados em escavações no mar Morto entre os anos de 1947 e 1956. Entre eles, aproximadamente 200 manuscritos que foram escritos antes mesmo da cópia da Bíblia hebraica. A mostra começa em 26 de junho e segue até 30 de janeiro de 2010.

ROM
Queen's Park, 100
Abre de seg. a qui., das 10h às 17h30
[sex. das 10h à s21h30] e aos sáb e dom das 10h às 17h30.
Ingressos: de 19 a 22 dólares canadenses
http://www.rom.on.ca/

Nenhum comentário: