Páginas

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Mostra sobre bens roubados pelos nazistas

Exposição em Viena, Áustria, mostra a história de obras de arte e objetos roubados de famílias judias pelo durante o regime nazista e que, mais tarde foram, entregues aos seus donos originais.

A exposição encontra-se no museu MAK , de Viena, e refaz o caminho dos objetos de dezessete famílias confiscados, e usa os bens para contar a história de seus donos. Entre os objetos roubados estão desde pintura datada do século 16 do conceituado artista alemão Lucas Cranach [à direita]até utensílios cotidianos, bengala, livros, móveis, chegando a uma coleção de botões.

Além de expor os objetos furtados pelos nazistas, o museu também apresenta obras de artistas contemporâneos cujo tema roubo e restituição; e entrevistas em vídeo com descendentes dos proprietários originais. Um dos objetos mais inusitados da mostra é um automóvel Fiat 522C de 1931, que pertencia, originalmente, a um casal de judeus e ilustra bem o tema da mostra. O carro foi requisitado pela polícia nazista no ano de 1938 e acabou como parte do acervo do museu vienense de tecnologia, que, em 2008, finalmente pagou a indenização devida à família.

A exposição segue em cartaz até o dia 15 de fevereiro de 2009.

Nenhum comentário: