Páginas

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Edgar Allan Poe: 200 anos

Escritor de "O Corvo" e " O Coração Denunciador" faz 200 anos de seu nascimento e ainda mantém grande influência na literatura atual. Foi um personagem entregue às manias, vícios etc. Até Machado de Assis bebeu na fonte de Poe.

Dia 19 de janeiro de 2009 serão comemorados os 200 anos de nascimento do escritor Edgar Allan Poe. Ele deixou um grande legado à literatura sendo seus rastros identificados no trabalho de diversos escritores. Obras de grandes autores que o sucederam como Kafka, Henry James, Rimbaud, Baudelaire, Thomas Mann, Machado de Assis [ Os Bruxos de Cosme Velho - quase uma tradução de O Corvo ], Fernando Pessoa, Nabokov entre outros beberam na fonte não só da literatura fantástica de Poe, sem o qual a literatura seria quase inconcebível. Poe escreveu os primeiros exemplos de narrativa cientifica e também moderna poesia, o romance policial pedagógico, como o romance 'Os Assassinatos da Rua Morgan', cujo principal personagem é o investigador Auguste Dupin. Teve Como maior interprete Bela Lugosi.
Edgar Allan Poe nasceu no de uma família escocesa-irlandesa, era filho do ator David Poe Jr., que abandonou a família em 1810, e da actriz Elizabeth Arnold Hopkins Poe, que morreu de tuberculose em 1811, ele ficou órfão muito cedo. Conheceu a pobreza e passou levar uma vida muito atribulada sem vínculos familiares ou amizades. Morreu aos 40 anos e os motivos sinalizam para misturas de drogas e álcool. Ele foi como um personagem construído para se abandonar às manias, neuroses e vícios. Era como se a verdade gerasse tormentos para ele. Após ser acatado pelo empresário de sobrenome Allan, ele foi estudar na Universidade de Virgínia, EUA. Lá, iniciou uma vida de bebedeira e jogatina e dívidas. O álcool marcaria toda sua carreira: constantes trocas de moradias e empregos em jornais e projetos que não saiam do papel, onde colocava o que gostaria que pensassem sobre ele: uma pessoa bem nascida e educada no exterior que teria levado uma vida fantástica tanto quanto de Arthur Gordon Pym, de 1.838.
Poe, autor de contos como "A Queda da Casa de Usher" colecionou desafetos e infortúnios. Depois de um dia tumultuado fora levado para um hospital, no dia 7 de outubro de 1849, onde teria balbuciado " Senhor ajudai minha pobre alma". A verdadeira causa de sua morte nunca foi definitiva. São várias as hipóteses: sífilis, diabetes, doenças cerebrais ou raiva. O motivo mais provável é que sua morte foi causada pela bebida. Edgar Allan Poe nasceu em Boston, 19 de janeiro de 1809 e faleceu em Baltimore, 7 de Outubro de 1849.

Poe nas artes
Sua primeira obra foi adaptada para o cinema exatamente há cem anos, "O Poço e o Pêndulo" 1909, por Henri Desfontaines. De lá para cá alguns honraram e outros maltrataram as obras de Edgar Allan Poe. Bunuel assinou o roteiro de "A Queda da Casa de Usher", 1928, dirigido por Jean Epstein, e Fellini, dirigiu Toby Dammit, 1960. Roger Corman, nos mesmos anos 60, adaptou várias obras de Poe entre eles > " A Máscara da Morte Rubra"e o "Corvo" seu texto mais adaptado para o cinema. Um pouco mais recente, Roger Vadim dirigiu "Histórias Extraordinárias".
Em 1920, uma peça inacabada de Debussy baseada na obra literária de Allan Poe " A Queda da Casa de Usher", foi fonte de inspiração para o músico minimalista Philip Glass que fez uma versão cuja première fora feita no Brasil, em 1980. Uma versão de 2006, feita pela inglesa Phyllida Lloyd, utilizada recentemente na trilha do filme Mamma Mia ! sobre a vida do grupo sueco Abba, é mais recomendável do que a de Glass.
Para 2009 Sylvester ‘rambo’ Stallone promete uma cinebiografia de Poe para o cinema, com roteiro do próprio Stallone. O ator convidou Stanley Kubrick , Roman Polanski para dirigir a película, mas nenhum se agradaram do leram. Sobrou todas as funções para ele mesmo.
No Brasil
O grupo teatral Cia. o Grito [Roberto Moretho, Alessandro Hernandez e Lela Rapozo], estão preparando uma montagem: Poe, Edgar, com estreia prevista para maio, em São Paulo. O ponto inicial da peça são os trabalhos " O Corvo", "Os Assassinos da Rua Morgan e " O Gato Preto". Durante a encenação o grupo planeja projetar imagens dos longas.

Nenhum comentário: