Páginas

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Artistas escolhem Vik Muniz

As formas e meios encontradas pelo fotógrafo brasileiro residente em Nova Iorque, Vik Muniz, para compor o jogo visual da exposição.

Em 82 peças pertencentes ao MoMA ele surpreende ao abordar a forma como se vê as obras de arte. Depois de onze anos Vik retorna as galerias do Museu of Modern Art, de Nova Iorque, como curador da mostra " Artist's Choice: Vik Muniz, Rebus. O curador se utiliza de metáforas relativas ao jogo e assim mexer com a percepção da arte. Ele surpreende com as justaposições e narrativas hilariantes para mostrar o modo como vemos as coisas. Vik lembra " entre o que vemos e o que o cérebro registra, nossa atenção, na verdade só vemos uma coisa de cada vez".
O jogo de enigmas Rebus é o carro chefe da exposição com sua estrutura, formam desenhos, palavras e frase. As peças são disponibilizadas de modo a estimular o observador a fazer conjecturas intuitivas entre elas, seja por cor, forma quantidade ou função. Tem mito bom humor na forma em que Vik Muniz disponibilizou as 8 peças.

Logo na entrada da galeria onde está a mostra Rebus, é apresentado o filme The Way Things Go, produzidos pelos suíços David Weiss e Peter Fuschli, dá o toque. O filme foi escolhido por Vik Muniz porque registra o funcionamento da máquina Rube Goldberg. A maquina é um daqueles aparatos estranhos que executam tarefas muito simples por meio de ação e reação em cadeia.
Na exposição, um toca-discos de 1963, que pertencia ao designer Dieter Rams; maquete de escultura de um violão feito por Pablo Picasso em 1912 está entre um instrumento de cordas africano, datado de 1917. Um joquempô semiótico formado pelas pedras To Fix the Image in Memory, de 1982, da artista Vija Celmins. Uma tesoura de aço feita entre 1900 pela empresa alemão Henckels, e Work n* 301 de 2003, do artista contemporâneo Martin Creed, além de Gordon Clark, Erño Rubilc, Ladislav Sutnar entre outros. O brasileiro Vik Muniz é o 9* participante de Artist's Choice, que acontece desde 1989. Fotos> http://www.moma.org/exhibitions/exhibitions.php?id=9695&ref=calendar ]

A exposição fica em cartaz no MoMA, Nova Iorque, até o dia 23 de fevereiro.

Nenhum comentário: