Páginas

sábado, 13 de setembro de 2008

Mostra 'kitsch' em Versalhes

Mostra 'kitsch' em Versalhes escandaliza franceses. O coelho, a mais famosa escultura de Koons aparece em destaque na mostra.
Jeff Koons, artista pop norte-americano, é mais conhecido por suas criações de estilo kitsch com aspiradores de pó, coelhos infláveis, lagostas gigantes. Ele mostra sua arte no Palácio de Versalhes, na França, e está causando polêmica no país. Para franceses mais conservadores, obras desse estilo não deveriam ser exibidas em um dos locais mais emblemáticos da história do país, centro do Antigo Regime da monarquia francesa a partir do século 17. Na sexta-feira,12, uma manifestação contra a exposição e levou centena de pessoas em frente ao Palácio de Versalhes. A exposição também continua no famoso jardim do Palácio de Versalhes, onde está exibida a escultura Split-Rocker, composta de 100 mil flores que formam um animal cuja cabeça mistura as formas de um pônei e de um dinossauro. Koons escolheu as obras da exposição em função da decoração e do tema das pinturas das salas onde elas seriam expostas.
Clique aqui para ver fotos [By BBC of London]
Edouard de Royère, presidente da Fundação do Patrimônio francês, criticou a "intrusão" de um artista contemporâneo em um "local mágico como Versalhes". Mas para o diretor do Palácio de Versalhes, Jean-Jacques Aillagon, ex-ministro da Cultura durante a Presidência de Jacques Chirac, "Versalhes deve ser um lugar cultural vivo e não ficar imerso no formol". Koons exibe com certa audácia sua obra Auto-retrato, uma escultura em mármore. Em uma das salas do Apartamento da Rainha, que teve como última ocupante Maria-Antonieta, está sendo exibida uma instalação composta por vários aspiradores de pó e máquinas de lavar carpete, iluminados por lâmpadas de neon.

Kitsch
Jeff Koons, 53 anos, é um dos artistas vivos mais cotados do mundo. Algumas de suas obras são avaliadas em mais de US$ 20 milhões. A exposição Jeff Koons Versailles apresenta 17 obras monumentais do artista, realizadas entre os anos 80 até os dias de hoje.

A mostra Jeff Koons Versailles fica em cartaz até o dia 14 de dezembro.

Nenhum comentário: