Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Instituto Butantan comemora 107 anos com show

Instituto Butantan comemora 107 anos com show e entrada gratuita
A partir de sexta-feira, 22, quem visitar o Instituto Butantan ganhará de presente uma série de atividades diferenciadas e gratuitas que vão de shows artísticos e oficinas de arte. As atividades marcam as comemorações dos 107 anos da entidade, em 23 de fevereiro.
Na sexta-feira, 22, acontece o Simpósio Prof. Dr. Isaías Raw de Biotecnologia Aplicada à Saúde, evento que tem como objetivo divulgar o trabalho dos pesquisadores, desde a bancada, passando pelo desenvolvimento até a fase de produção; chegando, finalmente, aos produtos (vacinas e soros) voltados à saúde púbica. “É um evento aberto ao público, voltado principalmente a biólogos, biomédicos e químicos. A missão do Instituto é atuar na área de saúde pública; será uma troca de experiências”, relata Luciana Cezar de Cerqueira Leite, pesquisadora e vice-presidente da Fundação Butantan. O evento contará com a presença de Isaías Raw, cientista e presidente da Fundação Butantan, que será homenageado por Otávio Azevedo Mercadante, diretor do Instituto Butantan.

Sábado animado
No sábado, dia 23, serão quatro atrações: inauguração do mosaico “Fragmentos & Sentimentos”; oficina para o público; apresentação do cantor Tom Zé (prêmio Shell de música em 2007) e entrada gratuita nos três museus do Instituto: Biológico, Histórico e de Microbiologia.
O mosaico, de autoria da artista plástica Claudia Sperb, foi confeccionado por 150 voluntários, entre artistas e leigos, resultando em um “tapete” de 198 m², totalmente desenvolvido com a temática do Butantan, ilustrado por animais peçonhentos como serpentes, aranhas e escorpiões e não peçonhentos como lagartos e macacos.
A artista plástica ministrará uma oficina na qual ensinará na prática técnicas para elaboração de mosaico, com o apoio de monitores dos três museus. “É uma satisfação pessoal realizar este trabalho e contribuir com esta alegria”, comenta a artista, que desenvolveu o mosaico a convite de Henrique Moisés Canter, diretor da Divisão Cultural do Instituto Butantan.
“A comemoração do aniversário do Butantan é sempre um motivo de celebração, devido à trajetória do Instituto, seja na área de pesquisa, na de produção ou na cultural”, completa Canter. Para encerrar as comemorações, Tom Zé cantará muitos sucessos, entre eles, músicas de seu premiado CD Danç-Êh-Sá, no auditório do Museu Biológico, que tem capacidade para mais de 300 pessoas. O Supermercado Padrão patrocinará o show e os interessados em assistir deverão retirar seu ingresso (limite de um por pessoa) no Museu Biológico duas horas antes da apresentação na avenida Vital Brasil 1.500.
SERVIÇO
• Simpósio Prof. Dr. Isaías Raw de Biotecnologia Aplicada à Saúde
Data: 22/02/2008 (Sexta-feira)
Horário: das 9h20 às 18h00
Local: auditório do Museu Biológico
• Inauguração do mosaico, oficina, show do Tom Zé e entrada gratuita nos museus
Data: 23/02/2008 (Sábado)
Inauguração do mosaico: das 11h00 às 12h00
• Oficina com a artista plástica Claudia Sperb: das 12h00 às 14h00
Local: Praça Vital Brazil (ao lado do Museu Histórico)
• Show do Tom Zé: às 14h00
Local: auditório do Museu Biológico (vagas limitadas)
Entrada gratuita nos museus: das 09h00 às 16h30 (horário normal de funcionamento)
Da Secretaria Estadual da Saúde
(I.P.) [Fonte Sala de Imprensa]

Nenhum comentário: