Páginas

sexta-feira, 18 de agosto de 2006

BBC retira do ar Top of The Pops

A BBC anuncia a retirada do ar do programa musical Top of the Pops depois de 42 anos. O formato do programa é modelo de tudo o se faz em musicais para televisão mundial

O programa é pioneiro no formato e traz as músicas que estão na parada de sucesso do país é um dos mais tradicionais da história da música pop mundial, tendo gerado similares em todo o mundo, como o 'Globo de Ouro', no Brasil. Segundo Jana Bennett diretora de televisão BBC, "Chegou a hora de dar uma conclusão natural ao programa".

Em um comunicado, a emissora britânica disse que o programa deixará de ser exibido por não poder concorrer com os canais de música que transmitem 24 horas por dia. A primeira transmissão do Top of the Pops (TOTP) foi realizada a partir de uma antiga igreja, em Manchester, no ano de 1964, e fora transmitido pela última vez no dia 30 de julho, mas só agora sai a confirmação da BBC. Na sua estréia, o programa estava agendado para seis edições, mas o sucesso foi tão grande que acabou permanecendo no ar.

Em 2002, o Top of the Pops celebrou a sua 2000ª exibição. O primeiro apresentador do TOTP foi o radialista Jimmy Saville vindo da BBC Radio 1 (BBC one) , e o primeiro grupo a se apresentar foi nada menos do que os Rolling Stones, cantando "I Wanna Be Your Man". Era uma tradição da emissora ter apresentadores vindos da Radio 1, com vários nomes se sucedendo, como Noel Edmonds e David Lee Travis.

O atual apresentador é Fearne Cotton. Durante os seus 42 anos, o programa sempre alterou sua grade, mudou bastante, mas sempre seguiu a fórmula de executar as músicas mais tocadas da semana, culminando com a número 1. Dançarinos no palco faziam coreografias durante as músicas quando os artistas não tinham como tocar ao vivo. Porém, o auge da audiência do programa foi durante os anos 1970’s, quando chegou a ter cerca de 15 milhões de telespectadores, mas em 2002, esse número caíra para 3 milhões. No dia de encerramento uma apresentação do grupo Slade, que frequentou sempre o programa, Sir Elton John entre outros. (FraM).

Nenhum comentário: