Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2016

“Saudade da Jovem Guarda” Novo CD de Glórya Ryos




Acaba de sair do estúdio o novo CD da cantora e compositora Glórya Ryos. “Saudade da Jovem Guarda” resgata a origem do sonho desta cantora e apresentadora de se dedicar à música, que começou ainda em Teresina, no Piauí, sua terra natal.

Embalada pelo som de artistas como Celly Campello, Roberto e Erasmo Carlos, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Golden Boys e tantos outros talentos dos anos 60, Glórya Ryos resolveu que sua história só seria  completa se partisse para a carreira artística. Inicialmente dedicou-se ao chorinho, gravando seu primeiro disco, e alcançou carreira meteórica com o forró, gravando músicas de sucesso de importantes nomes da música popular brasileira, como Anastácia, Luiz Gonzaga e outros talentos da nossa música.

Ao lançar “Saudade da Jovem Guarda”, Glorya Ryos quer trazer para os dias atuais as músicas que cantava ainda de maneira amadora, em suas andanças pelo Piauí e, depois, no eixo Rio-São Paulo. “Sempre cantei músicas como as que acabo de gravar e foi por esta razão que resolvi homenagear esse momento rico da MPB com o lançamento deste CD. Ele simboliza tudo que aprendi com os principais nomes que fizeram e ainda fazem deste ritmo o que há de melhor na música de nosso país”, diz Glorya Ryos, que atualmente tem feito shows de MPB por todo o Estado de São Paulo.Com agenda de shows para o lançamento do CD sendo organizada neste momento, a artista diz que quer registrar, com sua voz, as músicas do período mais transformador da música. (Gilgo Mazza). (Gildo Mazza). 

Repertório

GLORYA RYOS - “SAUDADE DA JOVEM GUARDA”

1 – BIQUINE DE BOLINHA AMARELINHO (Lee Pockriss - Versão: Hervê Cordovil)
2 -  BROTO LEGAL ( H.Earnhart - versão: Renato Corte Real )
3 -  ESTÚPIDO CUPIDO (Bruno de Filippi/Franco Migliacci - Versão: Fred Jorge)
4 – DIANA (Paul Anka - Versão: Fred Jorge)
5 -  ERA UM GAROTO (M. Luzini/F.Migliacci – Versão: Brancato Junior)
6 – FECHE OS OLHOS (John Lennon/Paul MaCartney – Versão: Renato Baros)
7 – LA BAMBA  (Ritchie Valens )
8 – BANHO DE LUA  (P.de Filipi/F. Magliacci – Versão: Fred Jorge)
9 – HO CAROL  (Versão: Fred Jorge)
10 – PODE VIR QUENTE QUE EU ESTOU FERVENDO  (Erasmo Carlos)
11 – VEM ME AJUDAR  (Daniel Vanguarde/Nely Bil – Versão: Rossini Pinto)
12 – E QUE TUDO MAIS VÁ PRO INFERNO  (Erasmo Carlos)
13 – SÓ VOU GOSTAR DE QUEM GOSTA DE MIM  (Rossini Pinto)

Gravação e Produção: Kleber Max
Mixagem e Remasterização: Moreno Junior
Ideia da Capa: Glorya Ryos
Confecção da Capa: Charley Abreu
Foto principal: Nélia Maria 

Contatos para shows
Tel: (011) 9-9301-5217
www.gloryaryoscantora.blogspot.com
Facebook: gloryaryos@ig.com.br

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Chefe da Unesco vê ameaça a destruição de cultural

A comunidade mundial ainda tem que encontrar uma resposta adequada à destruição cultural como a demonstrada pela demolição deliberada de locais antigos na Síria e no Mali por radicais islâmicos, disse a chefe da organização cultural da ONU.


CABUL - Irina Bokova, diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) disse que demorou algum tempo para as autoridades responderem de forma significativa ao que os grupos extremistas estavam fazendo.

Esses grupos normalmente procuram limpar o terreno para perseguir minorias e consolidar o poder pela "limpeza cultural", removendo vestígios de outras culturas, disse ela à Reuters em uma entrevista em Cabul.

Quinze anos atrás, o Taleban afegão deu um dos exemplos mais notórios recentes quando explodiu duas estátuas gigantescas antigas de Buda em 2001, decretando que eram anti-islâmicas.

Mas a destruição de santuários medievais em Timbuktu por jihadistas do Mali em 2012 e, em seguida, a destruição por militantes do Estado Islâmico de partes da antiga cidade de Palmira na Síria no ano passado ressaltaram o perigo, disse Bokova, que está entre os candidatos para assumir no final do ano a secretaria-geral da ONU. "Eu tenho que dizer que no início da crise síria não fomos levados a sério quando começamos a denunciar essa destruição", disse Irina, ex-ministra das Relações Exteriores da Bulgária.(be.reuters\FraM Martins). 

Alckmin recebe embaixador da Rússia

Lideranças discutiram relações comerciais e culturais entre os dois países


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) recebeu nesta segunda-feira (30) o embaixador da Rússia Sergey Pogóssovitch Akopov para o evento "Conversando com quem faz a diferença". O encontro ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, e contou, também, com a participação de 50 empresários. 


Na ocasião, o governador de São Paulo, destacou a importância de parcerias entre os dois países. "O comércio exterior pode ajudar a economia brasileira a ter um círculo virtuoso. Hoje exportar e importar são atitudes extremamente necessárias. E a Rússia, como o Brasil, tem escala. São grandes países em termos de extensão territorial, população, federações, enfim, nós temos uma história de secular de amizade, de cooperação, e podemos fazer, cada vez mais, boas parcerias". 



Para o embaixador, "assim como o Brasil, a Rússia passa por momentos não muito bons e eu acredito que a época de crise seja um excelente momento para buscar alternativas e incentivar a cooperação bilaterial entre os países". 



O evento é promovido pela GCSM (Global Council of Sales Marketing) e precedeu o WOCA (World Company Award) 2016, conferência internacional a ser realizada em Moscou, de 22 a 26 de junho deste ano. Cerca de 35 dos participantes do encontro no Palácio dos Bandeirantes receberam os documentos que garantem a participação em Moscou.

domingo, 29 de maio de 2016

Morre Mário Sérgio, grupo Fundo de Quintal

Morreu na madrugada deste domingo, 29, o vocalista do grupo de Fundo de Quintal, Mário Sérgio Ferreira Brochado, aos 58 anos.


A morte foi comunicada pelo grupo em seu site oficial e nas redes sociais. Internado há uma semana em um hospital em Nilópolis (RJ), o cantor estaria se tratando de um linfoma. Além de cantor, Mário Sérgio era cavaquinista e um dos principais compositores do grupo. Foi um dos autores de "Menina da Colina", "Brasil Nagô" e "Além dos Sonhos da Ilusão".

Segundo o Dicionário Cravo Albin, o primeiro disco com participação de Mário Sérgio é de 1994, "A Carta Musicada", pela gravadora RGE. O dicionário contabiliza participação do músico em 11 álbuns e em 23 composições.

Fundado no princípio dos anos 70, o grupo Fundo de Quintal gravou 32 álbuns e recebeu 15 discos de ouro e 4 de platina. 

sábado, 28 de maio de 2016

Palácio da Boa Vista: exposição com obras modernistas

Palácio da Boa Vista apresenta exposição com obras modernistas

"Operários", de Tarsila do Amaral, "O Busto de Mulher", de Anita Malfatti e a escultura "Daisy", de Victor Brecheret, são alguns dos destaques da mostra.
Obra "Operários", de Tarsila do Amaral

Quem visitar o Palácio Boa Vista, Campos do Jordão, SP, terá o privilégio de ver de perto obras como Operários", de Tarsila do Amaral, "O Busto de Mulher", de Anita Malfatti e a escultura "Daisy", de Victor Brecheret e outros destaques dos artistas modernistas.

Os trabalhos ficam expostos no Museu até 30 de setembro e fazem parte da exposição "O Palácio e a Paisagem Cultural", que traz, além dos artistas já citados, alguns ícones do acervo de arte moderna brasileira e as manifestações culturais que integram o patrimônio imaterial de Campos do Jordão, como por exemplo, a música, e ainda esculturas e pinturas de artistas como Alfredo Volpi, Aldo Bonadei, Vicente do Rego Monteiro, Emiliano Di Cavalcanti, José Pancetti, Cícero Dias e Francisco Rebolo.

SERVIÇO

Exposição: "O Palácio e a Paisagem Cultural" - Campos do Jordão
Local: Palácio Boa Vista - Avenida Adhemar de Barros, 3.001 - Campos do Jordão/SP

Data: até 30 de setembro de 2016
Horário: de quarta-feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h

Entrada gratuita

Informações
(12) 3668-9759 / 9700 - palacioboavista@sp.gov.br
(11) 2193-8282 - monitoria@sp.gov.br

Sobre Rebolo e Tarsila do Amaral, leia artigos  
de Francisco Martins: 

Rebolo: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/303762.html

Tarsila do Amaral: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/1008531.html

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Johnny Depp's wife accuses him of assault


A US judge has ordered actor Johnny Depp to stay away from his estranged wife, actress Amber Heard, after she alleged he assaulted her.

Ms Heard said in court on Friday that Mr Depp threw her mobile phone at her during a fight on Saturday. The judge also said Mr Depp should not try to contact Ms Heard.

On Monday, she filed for divorce from the Pirates of the Caribbean actor after 15 months of marriage, citing irreconcilable differences. Ms Heard brought a photograph of herself with a bruised cheek and eye to the Los Angeles Superior Court.

"I live in fear that Johnny will return to (our house) unannounced to terrorise me, physically and emotionally,'' Ms Heard wrote in a sworn declaration.

She said the actor was high and drunk when the incident occurred and that he pulled her hair, screamed at her, grabbed her face and hit her.

Artigo no idioma Português\Br

http://bloggdafama.blogspot.com.br/2016/05/mulher-de-johnny-depp-acusa-o-astro-de.html

Trailer de "A Bela e a Fera" cria expectativa

A nova versão da clássica história "A Bela e a Fera" chegará às telonas em março de 2017. 

LOS ANGELES, USA - Emma Watson interpreta a jovem e sonhadora Bela, e Dan Stevens dá vida à Fera. Outros nomes do elenco são Ewan McGregor, Ian McKellen, Emma Thompson, Josh Gad e Stanley Tucci. 

Quem assina a direção é Bill Condon. Quem se emocionou com a versão animada da Disney, em 1990, deve ter ficado bem curioso ao conferir o primeiro trailer do filme Apesar de revelar muita coisa, pelo contrário,  um tease bem curto, mas que de tão enigmático cria muita expectativa. E tem a música, só para fazer sonhar.




“O Botão de Pérola”

O Botão de Pérola” resgata história do Chile a partir de sua fronteira


O Botão de Pérola”, que forma um díptico com seu filme anterior, “Nostalgia da Luz” (2010). O longa resgata a história de seu país a partir de sua maior fronteira com a água, que são quase 6,5 mil quilômetros.
Diretor Patrício Guzmán

Seguindo a mesma estrutura do filme anterior, aqui Guzmán começa com uma investigação metafísica, quase onírica, de linguagem poética combinando história e ciências naturais. Mas não se engane: o interesse do documentarista sempre foi e será a história sangrenta dos anos da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), e isso irá se materializar na segunda parte do longa.

Combinando depoimentos de descendentes com as fotografias do padre e etnólogo alemão Martin Gusinde, o documentário resgata esse tempo que irá encontrar um encerramento simbólico na figura de Jemmy Button, que no século 18 foi levado para a Inglaterra, europeizado, e quando voltou para o Chile não se encontrou mais como nativo, mas também não podia ser inglês.

Aos poucos, Patrício Guzmán, que no currículo tem a trilogia monumental “A Batalha do Chile” (1975-1979), entra na história sangrenta do país, criando-se assim um diálogo entre o etéreo (a partir de suas divagações sobre a água) com imagens poderosas de geleiras, entre outras coisas, e o material histórico (a ditadura militar no país).


O resultado transita entre o belo das imagens unidas à poesia do texto narrado pelo próprio diretor e a crueldade dos anos de chumbo chilenos –quando os corpos das vítimas dos militares eram jogados no oceanos presos a um pedaço de trilho de trem para que afundassem e não submergissem mais.  ***

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Eliana Pittman se apresenta em São Paulo

Entre sexta-feira a domingo, a cantora carioca Eliana Pittman se apresenta em São Paulo, no Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo. 

No dia 27/05 (sexta, 27) no Teatro Décio de Almeida Prado - Itaim Bibi, às 21h00

dia 28/05 (sábado) no Teatro Arthur Azevedo - Moóca às 21h00

dia 29/05 (domingo,29) na Sala Olido - Centro às 18h00

Todas as apresentações são gratuitas e os ingressos devem ser retirados nos locais das apresentações uma hora antes do início do espetáculo. Esperamos por você para prestigiar a nossa boa música. (Fonte: Cineclube Araucária). 

Geraldo Alckminna 16ª Feira Cultural LGBT

Alckmin esteve nesta quinta-feira (26) na 16ª Feira Cultural LGBT, no Vale do Anhangabaú, e destacou as ações em prol da diversidade



O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve nesta quinta-feira (26) na 16ª Feira Cultural LGBT, no Vale do Anhangabaú. Como parte das atividades do mês do Orgulho LGBT, o evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), órgão ligado à Casa Civil, em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – APOGLBT.


Quero destacar a importância desta feira, promove a diversidade, divulga a lei que promulgamos há 15 anos, que penaliza a discriminação. São Paulo é terra da diversidade, São Paulo é terra da inclusão, São Paulo é terra que recebe a todos. É uma miscigenação de raças, credos e pensamentos. Não é terra da intolerância”, destacou o governador Alckmin.


O curso Diversidade Sexual e de Gênero, direcionado para trabalhadores do SUS e promovido pelas Secretarias da Saúde e da Justiça é destaque nas políticas afirmativas realizadas pelo governo estadual, além da deliberação CEE N° 125/2014, 

Museu

As pessoas poderão conhecer os trabalhos do Museu da Diversidade, primeiro da América Latina dedicado ao tema, é um importante equipamento de cultura, memória e estudos da diversidade sexual.

Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade

Por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, desde 2011 a Secretaria de Estado da Cultura apoia a premiação que já esta em sua 16ª edição. No dia 27, o evento que homenageia e reconhece ações sociais que contribuem para o avanço dos direitos humanos da população LGBT acontecerá na Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche, nº 324, das 18h30 às 22h00. 




Estreia comédia “Jogo do Dinheiro”

“Jogo do Dinheiro”, traz George Clooney e Julia Roberts, satiriza mundo dos investimentos nos EUA. Não tem nada de novo sobre o assunto, apenas é contado de forma cômica. Pela atuação dos dois vale o ingresso.
Roberts e Clooney em Cannes Cannes para divulgar
 “Jogo do Dinheiro”. 12/5/2016.

Dirigido por Jodie Foster, “Jogo do Dinheiro” George Clooney é Lee Gates, uma espécie de animador de auditório com economista que apresenta um programa na televisão no qual dá dicas de investimentos. O personagem é inspirado numa figural real, Jim Cramer, do canal CNBC, e não tem senso do ridículo.
O longa começa como uma sátira a esse tipo de programa televisivo, capaz de espetacularizar tudo, e essa é uma questão que jamais sairá do horizonte, especialmente quando Kyle Budwell (Jack O'Connell) invade o estúdio com uma arma e coloca um colete com uma bomba em Gates. Se o rapaz acionar o detonador, o estúdio todo explode.
Não custa muito e o circo está armado. A diretora do programa, Patty Fenn (Julia Roberts), está preocupada com a vida do colega – que para ela, com razão, é um sujeito narcisista e arrogante – mas também com os índices de audiência que foram para a estratosfera. Não há nada de novo em “Jogo do Dinheiro” sobre a ganância das grandes corporações ou a devassidão da mídia, mas, ao contrário do supervalorizado “A Grande Aposta”, o filme não quer ensinar nada e, talvez por isso mesmo, faz um comentário bem mais ácido, especialmente por meio da comédia. ***(Francisco Martins) 

quarta-feira, 25 de maio de 2016

SlowKids acontece neste domingo no Parque Villa-Lobos

É preciso desacelerar. É o que propõe para a garotada o evento SlowKids, que acontece neste domingo (29), das 9h às 16h, no Parque Villa-Lobos.

A proposta central do projeto é tratar de questões relacionas às crianças com base na desaceleração, maior contato com a natureza e pensamento sustentável, respeitando o tempo de descobrir, observar e experimentar e dando espaço para que se conheçam, investiguem seus interesses, capacidades e emoções. O evento pretende estimular essa convivência saudável por meio de oficinas sustentáveis, brincadeiras tradicionais, jogos e atividades lúdicas. As atividades serão realizadas na área de piquenique do Parque.


Confira a programação:

SlowKids

Dia 29/05, das 9h às 16h


Atrações:

Às 10h e 13h – Kiara Terra – Histórias para viver o tempo como um presente
Às 11h e 15h – Banda Mirim
Às 14h – POIN


Atividades #livreparadescobrir

Das 9h às 16h:



Erê Lab – Oficina de Reciclagem

Feira de Troca de Brinquedos
Estação de movimentos e sensações
Para bebês e crianças até 3 anos
Painel de tinta interativo
Ser criança é natural – passeios pela natureza
Bolhas de sabão sensoriais
Brincadeiras tradicionais, jogo da farinha, modelagem
Oficina de carimbo com os dedos, brincadeira molhada
Brincadeira com terra, bolhas coloridas
Estação Jardinagem
Bambolês
Atividade catraquinha – pintura

Para mais informações, acesse aqui.

SERVIÇO

Atividades gratuitas para crianças no Parque Villa-Lobos 
Domingo, 29 de maio - das 9h às 16h
Parque Villa-Lobos
Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 ou Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros

terça-feira, 24 de maio de 2016

Parabéns Mr. Bob Dylan

O bardo norte-americano Bob Dylan completa 75 anos e se prepara para turnê do novo disco nos EUA. Parabéns Mr. Bob Dylan. 

O cantor e compositor Bob Dylan, da geração dos baby boomers, que cresceu com a sua música, acaba de completar 75 anos nesta terça-feira, um pouco mais de uma semana antes de iniciar uma turnê de verão nos Estados Unidos para apresentar o seu último disco.

O maior evento público para marcar os seus três quartos de século foi o concerto beneficente de duas noites “Dylan Fest 75” nesta segunda e terça-feira em Nashville, Tennessee. O show contou com apresentações de artistas com Emmylou Harris, Kesha, Boz Scaggs e Ann Wilson.

Kesha também homenageou Dylan na premiação musical da Billboard no domingo à noite em Las Vegas ao interpretar "It Ain't Me, Babe", balada de 1964. Quanto ao cantor manteve a discrição usual. 

O seu mais recente disco, “Fallen Angels”, o 37°álbum de estúdio da sua carreira, foi lançado na sexta-feira passada, depois da sua coletânea de músicas de Frank Sinatra de 2015.


Depois de uma série de shows pelo Japão no mês de abril, Bob Dylan tem prevista uma turnê de quase dois meses no verão norte-americano, que começará  em 4 de junho em Washington.

Pride 2016: Chá da Alice realiza edição especial

Pride 2016: Chá da Alice realiza edição especial na semana, depois do enorme e surpreendente sucesso de sua última edição que lotou o Via Marquês. 

Festa Chá da Alice entra para o calendário oficial de festas da semana da parada do Orgulho LGBT em São Paulo e prepara uma edição especial no sábado, 28 de maio, no Via Marquês. A festa será comandada pelas DJs Giordanna Forte, Babi Deedjay e Dj Convidado. 


Inspirada no universo lúdico de “Alice No País das Maravilhas”, com cadeiras penduradas no teto e cogumelos gigantes compondo a cenografia, além de atores que encenam os personagens centrais da fábula de Lewis Carroll, a noite foi criada no Rio de Janeiro e há mais de seis anos percorre as principais capitais do país.

O conceito da festa é trazer energia infantil presente em cada um de nós, com a descontração musical, brindes e atores encarnando os personagens Alice, Chapeleiro e Rainha de Copas que recebem o público com um shot "encantado" a base de vodka e chá.

SERVIÇO:

Festa Chá da Alice

Data: 28 de Maio – sábado

Local: Via Marquês (Av. Marquês de São Vicente, 1589 - Barra Funda, São Paulo – SP)

Horário: 23h30

Classificação: 18 anos

Capacidade: 1.800 pessoas

Realização: 2 Pontos Produções

Djs

- Giordanna Forte

- Babi Deedjay

+ Dj convidado

Valores dos Ingressos:

1º lote: R$ 30 (Pista) / R$: 50 (Camarote) Promocional

2º lote: R$ 40 (Pista) / R$: 60 (Camarote)

3º lote: R$ 50 (Pista) / R$: 70 (Camarote)

Ingressos à venda pelo site:



Credenciamento:

Os jornalistas interessados em credenciamento para a Festa Chá da Alice, entre em contato

através do e-mail:  imprensa@2pontosproducoes.com.br 

18h00, do dia da festa.

Informações para imprensa:

Bruno Motta

(11) 94762-3077

Dia Mundial do Café

Hoje é Dia Mundial do Café. Espia as dicas para um café perfeito
Sabe aquele café perfeito? O barista Hallyson Ramos, do Museu do Café, dá dicas preciosas para preparar um café delicioso em casa. Confira os passos:

1- Não ferver a água, porque isso queima o pó do café e deixa um gosto amargo na bebida;
2- Escaldar o filtro para tirar o gosto e a química do papel (quanto mais branco o filtro, mais química ele tem);
3- Ter sempre um café fresco. Quanto mais novo, melhor. Se possível, moer o grão na hora do preparo, realçando o aroma e sabor do café.

Memorial da Imigração Judaica

Localizado na sinagoga Kehilat Israel, a mais antiga do estado de São Paulo, de 1912, o Memorial da Imigração Judaica reúne centenas de artefatos que recontam a história da vinda do povo hebreu ao Brasil. 

São castiçais, fotografias, livros, documentos, vestuários e diversos outros objetos que recriam o passado da imigração judaica que foram reunidos através de anos de trabalho, pesquisa e doações.


Além da parte histórica, os quatro andares que ficam no Bom Retiro também possuem um acervo interativo, com conteúdo criado especialmente para jovens e crianças.


Memorial da Imigração Judaica

End.: Rua da Graça, 160 – Bom Retiro – Região Central – São Paulo.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Grátis.
Tel.: (11) 3331-4507.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

20ª edição da Parada do Orgulho LGBT , dia 29\5

A 20ª edição da Parada do Orgulho LGBT será no dia 29 de maio, na famosa Avenida Paulista. O evento já se tornou uma atração turística da cidade de São Paulo, tamanha é sua capacidade de atrair pessoas, tanto paulistanos quanto visitantes.


Segundo organizadores, a maior missão do evento é lutar pelos direitos de gays, lésbicas, bissexuais e transgênicos, além de combater a LGBTfobia em âmbito nacional. A diversão também é uma característica marcante da Parada, o que atrai os curiosos simpatizantes e apoiadores da causa.

Com mais de 80 locais gay friendly, São Paulo, o quarto melhor destino gay do mundo segundo o GayCities tem tudo o que o visitante procura. Para ter acesso à lista especial com alguns lugares gay friendly, é só acessar o link cidadedesaopaulo.com/lgbt.

Serviço:


20ª Parada do Orgulho LGBT da cidade de São Paulo
Data: 29 de maio de 2016
Horário: 10h
Local: Av. Paulista.



domingo, 22 de maio de 2016

Memorial da América Latina: programação sobre Holocausto


O Memorial da América Latina terá uma programação sobre o Holocausto. As atividades são em comemoração ao mês de maio, mês em que Israel rememora o genocídio, e abordam exposição, lançamento de livro, sarau e debate. 

SÃO PAULO (SP) BRASIL - O encontro é aberto ao público e terá a participação de convidados do meio artístico, cultural, intelectual e político. A programação tem início às 19h desta segunda-feira (23) na Biblioteca Latino-Americana.

PROGRAMAÇÃO:

Mesa de Reflexão - Com: João Batista de Andrade (presidente do Memorial), Gershon Knispel (artista plástico), Fábio Magalhães (curador e crítico de arte), José Luiz Goldfarb (Professor da PUC-SP e gestor cultural), José Aníbal (presidente do Instituto Teotônio Vilela) e o rabino David Weitman (Instituição Beneficente Israelita Ten Yad e Editora Maayanot).

Sarau Solidário - Leitura pelos atores Pascoal da Conceição e Rey Lima:- Poema "Cruzada das Crianças 1939", de Bertolt Brecht;
- Trecho do livro "Estrela das Cinzas", do israelense K-Tsetnik, o "escritor do Holocausto";

- Poema "Quando os Canhões Trovejam as Musas não se Calam", de Haroldo de Campos, dedicado à obra de Gershon Knispel.

Exposição (até 3 de junho) - 24 serigrafias de Gershon Knispel e Oscar Niemeyer, criadas conjuntamente, entre 2003 e 2008, denominadas "Por um mundo melhor";

- Série de gravuras de Gershon Knispel dos anos 60 para o poema "Cruzada das Crianças 1939", de Bertolt Brecht;

- Série de gravuras de Gershon Knispel dos anos 60 para o poema "Estrela das Cinzas", do poeta israelense K-Tsetnik;

- Série de gravuras de Gershon Knispel a partir das quais o poeta Haroldo de Campos escreveu, nos anos 90, o poema "Quando os Canhões Trovejam as Musas não se Calam".

Lançamento do livro "Knispel - A Retrospectiva: 60 anos de Criação de Gershon Knispel" - Coleção de textos de Fábio Magalhães, Natan Zach, Ron Bartosh, Gideon Ofrat, João Batista de Andrade, Gila Ballas e do rabino David Weitman, além de poemas de Haroldo de Campos. Publicado pela Editora Maayanot, a impressionante obra trilíngue de 496 páginas (português, hebraico e inglês) tem apoio da Fundação Memorial da América Latina e patrocínio do Banco Itaú, por meio da Lei de Renúncia Fiscal do Ministério da Cultura.(Direto Sala de Imprensa). 

SERVIÇO

Programação sobre o Holocausto no Memorial da América Latina
Segunda-feira, 23 de maio, às 19h
Local: Biblioteca Latino-Americana no Memorial
Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda 
(ao lado da estação do Metrô/CPTM) - São Paulo
Entrada gratuita

sábado, 21 de maio de 2016

Filme brasileiro é premiado em Cannes

O documentário "Cinema Novo", de Eryk Rocha, sobre o movimento cinematográfico nascido no Brasil nos anos 1960, ganhou neste sábado o Olho de Ouro no Festival de Cannes, na França, anunciaram os organizadores.

Cena de "Cinema Novo" 

"Cinema Novo é um filme-manifesto sobre a vigência de um movimento cinematográfico quase esquecido dos anos 1960", indicou o júri do prêmio, disputado pelos documentários apresentados em Cannes.

O filme é um ensaio poético sobre o movimento cinematográfico, e inclui trechos de filmes da época e depoimentos de seus principais expoentes, como Nelson Pereira do Santos, Leon Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade, Ruy Guerra, Walter Lima Jr., Paulo César Saraceni e Glauber Rocha, pai do realizador. Este é o sétimo filme de Eryk Rocha ("Jard", 2013), que, aos 38 anos, produziu, principalmente, documentários.

"Senti necessidade de retornar às raízes cinematográficas do meu país, de olhar um pouco para a história do seu cinema e sua história política, para me perguntar por que faço cinema", explicou Rocha durante uma entrevista à AFP em Cannes. "O Cinema Novo sempre foi uma referência essencial na minha formação e no meu desejo de fazer cinema, foram filmes muito importantes na minha vida."

Exibido na seção Cannes Classics, o documentário mergulha na aventura criativa daqueles diretores que criaram uma nova maneira de fazer cinema, para aproximá-lo do povo, na efervescência dos movimentos de contestação daquela época. comum muito importantes.

Enquanto a fracassada atriz Sônia Braga e os atores e diretores do filme "Aquárius" ficaram fazendo politicagem, defendendo criminosos, o staff de Erik ficou trabalhando, ganhando prêmios.

Conheça Juquitiba, “Terra de muitas águas”


Localizada nas proximidades de Itapecerica da Serra, a 72 km da Capital paulista, Juquitiba oferece um roteiro perfeito para os amantes da natureza e das aventuras. Seu nome significa "Terra de muitas águas", por isso os esportes aquáticos são a atração da cidade, especialmente os radicais, como o rafting nas corredeiras do Rio Juquiá, além de arvorismo, tirolesa e trekking. A pesca esportiva também tem relevância na cidade.


Os visitantes que buscam tranquilidade também podem desfrutar de suas águas cristalinas. Aliás, a natureza é sempre um ponto fundamental para o turista escolher o município, que possui também uma das maiores áreas preservadas da Mata Atlântica do Brasil e oferece incríveis opções de trilhas no Parque Estadual da Serra do Mar.


História

Juquitiba teve sua origem ligada a um aldeamento indígena surgido no século XVI, ficando à margem dos ciclos econômicos internos que caracterizam a economia política dos séculos XVII e XIX: os ciclos dos muares. Em dezembro de 1907, foi criado o Distrito de Paz no município de Itapecerica da Serra, quando teve alterado o nome para Juquitiba. Foi após a construção da Rodovia Régis Bittencourt que a localidade experimentou condições do distrito pleitear a sua emancipação político-administrativa, em 1964.




Como chegar:





O acesso a Juquitiba é feito pela Rodovida dos Bandeirantes, seguindo pela BR-116. Partindo da Capital, basta 1 hora e 10 minutos para chegar à simpática cidade cercada de aventuras e belezas naturais.