Páginas

quinta-feira, 15 de março de 2012

Todos os nomes da cachaça, Sá Editora

As marcas: produzida no Brasil ao menos desde a primeira metade do século XV, a cachaça era identificada pelo local onde era produzida, como Cachaça da Bahia, Aguardente de Paraty e Caninha do Ó.
Outra maneira de identificá-la era designando-a pelo nome da usina de açúcar, engenhoca de rapadura ou alambique que a produzia. Uma terceira, era quando o nome, ou marca, derivava do nome do seu produtor.



No século XIX a bebida começou a ser comercializada não apenas em barris de madeira, como também em garrafas de vidro. Foi então que alguns produtores tiveram a iniciativa de colar rótulos nos recipientes, identificando o nome e a origem da bebida.

A partir do final da década de 1930, com a obrigatoriedade de sua comercialização em recipientes de até um litro e com o devido rótulo, os nomes das cachaças se multiplicaram, demonstrando a criatividade do brasileiro, bem como o carinho e a estima dedicados a essa “parceira” nos bons e maus momentos.


Os sinônimos: Ao longo do tempo, a cachaça recebeu sinônimos que já ultrapassam a casa dos 2.000, sendo, com certeza, a palavra com mais sinônimos da língua portuguesa e, provavelmente, de qualquer outra língua. Não por acaso alguns dos seus sinônimos caracterizam esta condição, como Senhora dos Mil Nomes e Rainha dos Sinônimos.

Cortesia: http://www.saeditora.com.br/
Link direto: http://www.saeditora.com.br/catalogo/relatos/todos-os-nomes-da-cachaca-2/






Messias Cavalcante
Sobre o  autor



Messias S. Cavalcante, Ph.D. em Biologia, nasceu em Andradina/SP, ex-pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Reside atualmente no Sul de Minas Gerais, à beira do Lago de Furnas. É detentor do Guinness Record para a maior coleção de garrafas de cachaças do mundo.



Todos os nomes da cachaça


Messias Cavalcante
Nº de págs./Preço: 392 págs./R$ 49,00
Formato: 13,5×23 cm
ISBN: 9788588193-895

atendimento@saeditora.com.br
Fone/Fax: (11) 5051-9085

Fone: (11) 5052-9112

Nenhum comentário: