Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Morre humorista José Vasconcelos

Humorista sofreu uma parada cardíaca e morreu na manhã desta terça-feira,11, aos 85 anos, no Hospital das Clínicas zona oeste de São Paulo.


O artistas estava internado no setor de geriatria depois de ter tido uma parada cardíaca. Além disso, o humorista sofria de mal Alzheimer e de problemas nos rins.

José Thomás Cunha Vasconcelos nasceu em Rio Branco, no Acre, José era considerado um dos grandes nomes do humor brasileiro. Começou a carreira no rádio e ganhou destaque fazendo esquetes de personagens gagos. Na televisão, interpretou o personagem Rui Barbosa Sa-Silva, na "Escolinha do Professor Raimundo", exibido pela TV Globo. Sua última aparição foi na  "Escolhinha do Barulho", da TV Record, onde interpretou o  mesmo personagem.


Perfil

Começou no rádio, meio em que se tornou célebre por fazer imitações das vozes de outros locutores e artistas em geral, como a imitação de Ari Barroso apresentando um programa de calouros.


Zé ficou famoso por suas piadas de gagos, sendo o esquete “O Locutor de Futebol Gago” um de seus maiores êxitos. Sua habilidade de imitador proporcionou um desempenho inigualável imitando gagos, transformando estas imitações em sua marca particular. Atuou e produziu o primeiro programa humorístico da televisão brasileira, "A Toca do Zé", exibido pela extinta TV Tupi de São Paulo, 1952.

No ano de 1960 gravou um disco pela Odeon "Eu Sou o Espetáculo", baseado no show de mesmo nome que apresentou por muitos anos em teatros de todo Brasil, sendo o monólogo "As mãos de Eurídice, sua peça mais famosa. Acredita-se que ele  foi o primeiro humorista a vender mais de 100 mil cópias de um LP do gênero. O disco com duração de 55 minutos, sendo o mais longo LP de humor já feito no país.

Em 2009, foi lançado em DVD o documentário Ele é o Espetáculo, do cineasta Jean Carlo Szepilovski, uma homenagem ao conjunto de sua obra. (Francisco Martins).

Nenhum comentário: