Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vedetes, artistas: Coloridas à mão



Virgínia Lane - vedete

Astros e estrelas do Teatro de Revista em impactantes retratos colorizados. Fotos de artistas como Dercy Gonçalves e Oscarito, Grande Otelo clicados por Themistocles Halfeld, compõem acervo do produtor Walter Pinto na Funarte


Jovita Luna - Vedete

Com a montagem de revistas musicadas a todo vapor, na segunda metade dos anos 40, o produtor Walter Pinto o Lalau, estabeleceu formou com o fotógrafo Themistocles Halfeld uma parceria que renderia imagens hoje consideradas verdadeiras relíquias.

Sara Amster - vedete
Astros e estrelas das concorridas revistas da Companhia Walter Pinto bem à vontade para as lentes do renomado fotógrafo. Retratos que, posteriormente colorizados – uma técnica bastante comum à época – serviriam como peças de divulgação dos espetáculos teatrais nos quais atuavam.


Parte do acervo do produtor existente no Centro de Documentação (Cedoc) da Funarte, exemplo Oscarito e de Dercy Gonçalves, Virgínia Lane, dando o tom das sensualidade das imagens das vedetes, clicadas com pouca roupa e muito glamour. “Juntos, Walter Pinto e Halfeld fizeram uma exposição com fotografias dos artistas, na sala de espera do Teatro Recreio, onde as revistas eram encenadas.

Dalva costa - Vedete


 Foi um momento peculiar, em que o empresário de teatro (Walter Pinto) se une a um representante de outra arte, a fotografia, valorizando as duas artes”, observa a pesquisadora de artes cênicas do Cedoc, Filomena Chiaradia, que coordena o tratamento do acervo Walter Pinto na instituição. “Do ponto de vista do produtor Walter Pinto, naturalmente, esta era mais uma ferramenta de divulgação. Mais sofisticada, claro, e que agregava valor”, continua. Vaidoso, o próprio Walter é retratado em uma das imagens.

Colorização para uso em vitrines

Oscarito - comediante


 Esses eram tipos de retratos muito comuns nas décadas de 40 e 50. O diferencial é terem feito as imagens em questão em filme de diacetato e/ou nitrato de celulose, em diapositivo, e sua colorização para uso em vitrines com backlight”, explica Filomena. Em São Paulo, teve como um dos principais pioneiros da técnica, o ator e fotógrafo Luiz Lugado.




Walter Pinto - produtor
Em 1947, após um período fechado para obras, o Teatro Recreio reabriria reformulado, abrigando a exposição com retratos colorizados de Halfeld e cercado de entusiasmo do público diante da revista escolhida para a reinauguração, batizada com o curioso nome de Quê Que Há Com Teu Piru? No elenco, algumas das estrelas e girls retratadas por Halfeld, como Oscarito, Violeta Ferraz, Clarita e Sara Amster. (Equipe Formas&Meios/Funarte).


NOTÍCIA relacionada: Vedetes e fotos coloridas à mão, por Luiz Lugado, um mestre: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/?skip=1&tag=luiz+lugado

Nenhum comentário: