Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Turismo, produtividade e ideais: isso é o Piauí, isso é Brasil

Muita gente desinformada tem por hábito dizer: o Piauí fica onde o vento faz a curva. Ledo engano, o Estado tem ótimas condições para a prática de esportes à vela e para a geração de energia eólica do Brasil através de um belo litoral. O Piauí é quente, parece que o sol brilha mais, o que vale aos nativos o pré-nome de filhos do sol do equador. Uma região cheia de ideais para a produção da rica fruticultura tropical.

Delta piauiense, único nas Américas




Um Estado bem abençoado com uma das maiores reservas de águas subterrâneas do mundo; o maior rio genuinamente nordestino, o Rio Parnaíba, além de inúmeras barragens e lagoas que podem receber projetos de irrigação, piscicultura e lazerpermeiam o Piauí.


Claro, o Estado do Piauí não tem petróleo, pra que se já está na era da energia renovável,cujo Estado é um dos pioneiros no biodiesel a partir da plantação de mamona. Também tem potencial para ser um dos maiores produtores de combustíveis verdes do país.



Quanto a alegação de que o Estado tem omenor litoral do País, porém, ressalte-se que é o único delta em mar aberto das Américas e praias paradisíacas, com águas quentes e sem poluição.


Artesanato local




Outra falácia sobre a população local é que o piauiense é um povo primitivo, não enflame por isso piauiense, responda apenas: somos o berço do homem americano cujas origens repousam nos sítios arqueológico da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato.

Quando o mais técnicos falarem que a economia piauiense é pobre, tem baixa renda per capita, o Estado é rico em oportunidades que o crescimento está acima da média nacionalhá vários anos consecutivamente.

O Piauí tem problemas de saúde? Como todo o paístem sim. Mas, a medicina é referência para o norte-nordeste pela qualidade dos profissionais médicos, fácil acesso ao nosso pólo de saúde e que por isso brasileiros de diversas regiões do país vêm se tratar em nossa terra.

Cajú Amarelo/vermelho



Outros regiõesdo Brasil falam que o povo do Piauí não tem conhecimento, eles tema melhor escola de ensino médio do Brasil, o Instituto Dom Barreto e uma bem estruturada rede de ensino público e privado, onde inclusive, pode-se aprender melhor sobre o nosso estado, o Brasil e o mundo e, nem por isso são cobradas as mensalidades mais caras do país.

A gente do Piauí é uma gente produtivo e não improdutivo como pensam outros estados. É um estado recordista nacional em produtividade de grãos; maior produtor brasileiro de cera de carnaúba, matéria-prima de larga aplicação industrial no mundo moderno.

Finalizando, aqui um convite para conhecer o Estado, em especial a quente, bela e hospitaleira Teresina, capital da boa gente nordestina, também conhecida por ser, proporcionalmente, a capital mais tranquila do Brasil.

Nenhum comentário: