Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Primeira Vila Olímpica Indígena do Brasil, em Dourados

Complexo Olímpico: AgênciaFM/Ministério da Cultura
Dourados (MS) ganha primeira Vila Olímpica Indígena do Brasil. Complexo olímpico tem 29 mil metros quadrados

A primeira Vila Olímpica Indígena do Brasil foi inaugurada nesta segunda-feira (9). O complexo foi construído na área da reserva indígena de Dourados, no Mato Grosso do Sul, com 29 mil metros quadrados, nas aldeias Jaguapiru e Boróro. A vila possui quadra poliesportiva, campo de futebol, pista de atletismo, quadra de vôlei de areia, parque infantil, vestiários, banheiros adaptados e ainda um prédio para administração. O projeto, iniciado em 2008, soma investimentos em infraestrutura de R$ 1,4 milhão, por meio do Ministério do Esporte.

O Mato Grosso do Sul conta com a segunda maior população indígena do Brasil. São 68.963 pessoas, distribuídas em sete etnias: Guarani-Kaiowá, Terena, Kadwéu, Atikum, Ofaié, Kinikinaw e Guató. Elas habitam 75 aldeias, localizadas em 29 municípios. A Vila Olímpica servirá de palco para competições esportivas e tradicionais atividades de integração.

Com 84% da população na Reserva de Dourados – 43.746 indígenas – o povo Guarani-Kaiowá habita 45 aldeias, envolvendo 26 municípios. Conforme relatório técnico emitido em março deste ano pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul e pela Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, a etnia apresenta os maiores problemas de saúde mental, com elevada taxa de mortalidade por homicídio e suicídio. FONTES: Secom/Formas&Meios

Nenhum comentário: