Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Uma visão da praia pelo fotógrafo Vital Cordeiro

“Vendedores de Praia” mistura arte e jornalismo, ao dar foco e luz a essa multidão de brasileiros que amassam a areia com seus pés descalços, oferecendo uma infinidade de quitutes, objetos e simpatia aos turistas.

A exposição do fotógrafo Vital Lopes Cordeiro foi buscar a face humana, o colorido, o suor e a resistência física incomum dessa gente que quer apenas sobreviver nas praias do nordeste brasileiro, mais especificamente, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Em sua primeira exposição na Câmara dos Deputados, o fotógrafo, que conviveu com os mais diversos tipos de vendedores de praia, ressaltou que seu trabalho presta uma homenagem à bravura do trabalhador nordestino. “As fotografias de Vital mostram o comportamento desses sobreviventes à beira mar trabalhando, ganhando honestamente o pão de cada dia e, sobretudo, integrando pessoas de todas as classes sociais, raças, cores e línguas. A sensibilidade de Vital só vem a valorizar esta categoria de trabalhador” enfatizou o deputado Gonzaga Patriota (PSB- PE) que abrirá a mostra no próximo dia 3, às 18 horas, no Espaço do Servidor.

Perfil

Nasceu em Patos, Paraíba, em 1954. Sua paixão pela natureza vem desde a infância e, aos 10 anos, aprendeu a fotografá-la em seus mais diversos ângulos e cores. O registro de ângulos pouco convencionais, a diversificação dos temas e, sobretudo, o olhar inovador chamaram a atenção da crítica e dos apreciadores dessa arte para a obra do paraibano. Servidor da Câmara dos Deputados, Vital Lopes trabalha na liderança do Partido Socialista Brasileiro há quase 20 anos.


Serviço

Exposição “Vendedores de Praia”, do fotógrafo Vital Lopes Cordeiro.
Visitação: 3 a 12 de maio de 2011, das 9 às 18 horas.
Local: Espaço do Servidor, Anexo II, Câmara dos Deputados.
Entrada Franca.
Livre para todas as idades.

Realização: Câmara dos Deputados.

Alessandra Rios - Assessora de Imprensa
Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
E-mail alessandra.rios@camara.gov.br
Tel (61) 3215-8081 / (61) 3215-8080
Câmara dos Deputados

Nenhum comentário: