Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Exposição artistas brasileiras no Palácio do Planalto

Tela Abaporu, de Tarsila admirada por Barack Obama
A mostra estará aberta até 5 de maio, das 10h às 16h, inclusive sábados e domingos.

Abaporu - Tarsila do Amaral A exposição Mulheres, artistas e brasileiras será inaugurada nesta quarta-feira (23), no Palácio do Planalto, em Brasília. Idealizada em comemoração ao mês da mulher, a exposição estará aberta ao público a partir de quinta-feira (24). O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) reuniu 18, das 80 obras que integram a exposição, de autoria das artistas Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Georgina de Albuquerque, Djanira, Fayga Ostrower e Lygia Pape, entre outras. As obras cedidas fazem parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), Museus Castro Maya e Museu da República.  Entre os destaques estão dois trabalhos de Tarsila do Amaral: Auto-retrato ou Le manteau rouge e Abaporu.


 
A obra é propriedade do colecionador argentino Eduardo Constantini integrante do acervo de Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (Malba) cedida para mostra, foi pintada em 1923 por Tarsila. O “casaco vermelho”, a que se refere o título francês, foi efetivamente usado pela artista em uma recepção para Santos Dumont em Paris. Elogiada na ocasião pela beleza e elegância, Tarsila decidiu retratar-se usando a peça. Em 1969, o retrato foi incorporado ao acervo do MNBA. O quadro retornará ao museu após o encerramento da exposição, em maio.

A mostra está dividida em sete blocos: pinturas, desenhos, esculturas gravuras, fotografias, tapeçaria e cultura popular. O percurso pela trajetória artística das mulheres é encerrado com o símbolo do pensamento antropofágico do movimento modernista, o Abaporu, de Tarsila do Amaral.

Nenhum comentário: