Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Exposição sobre Rubens Paiva



Exposição sobre Rubens Paiva chega à Câmara dos Deputados

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República traz para a Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (16), às 11 horas, a exposição "Não tens epitáfio, pois és bandeira", sobre o desaparecido político Rubens Paiva. A iniciativa faz parte do projeto Direito à Memória e à Verdade e seu objetivo é resgatar a trajetória de vida e a obra do ex-deputado, desaparecido em 1971 durante o regime militar. No mesmo dia será lançado o livro "Segredo de Estado – o desaparecimento de Rubens Paiva", do jornalista e escritor Jason Tércio.

Na avaliação do coordenador geral do projeto Direito à Memória e à Verdade, Gilney Viana, exposições como esta visam preservar a memória histórica dos que resistiram ao regime militar e contribuir para a construção da verdade. "Nesta oportunidade estarão presentes familiares de Rubens Paiva e de outros mortos e desaparecidos políticos que representam a memória viva do período autoritário, cujos depoimentos constituem importantes contribuições para políticas públicas de Direitos Humanos, especialmente para a Comissão da Verdade", afirma Viana.

Rubens Paiva é um dos símbolos dos desaparecidos políticos brasileiros. Ex-deputado federal, empresário, cassado por defender o governo legítimo; pagou com sua vida pela solidariedade aos que eram perseguidos pela ditadura. A exposição, que já passou pelo Rio de Janeiro, traz momentos de sua vida familiar e profissional, assim como momentos na sua batalha pela democracia.
O projeto Direito à Memória e à Verdade teve início em 2006 com a abertura da exposição fotográfica "Direito à Memória e à Verdade - A ditadura no Brasil 1964 - 1985", na Câmara dos Deputados. E agora, neste mesmo local, enfoca a vida e morte de Rubens Paiva, na casa onde um dia ele brilhou. São registros de um passado marcado pela violência e por violações de direitos humanos. Na opinião do coordenador do projeto esta mostra é fundamental para o País construir instrumentos eficazes e garantir que esse passado não se repita nunca mais.

Registro para a história

O livro reconstitui todos os acontecimentos relacionados ao mais controvertido caso de desaparecimento político ocorrido durante o regime militar, há exatamente 40 anos. No dia 20 de janeiro de 1971 agentes da Aeronáutica invadiram a casa do ex-deputado, na Av. Delfim Moreira, Rio de Janeiro, prendendo também, no dia seguinte, sua mulher e uma das filhas.

Os efeitos destes acontecimentos na família, a luta da viúva, Eunice, para encontrar Rubens, a versão oficial da fuga e os bastidores da repressão política da época são intercalados com os principais momentos da vida de Rubens Paiva como político, empresário e pai de família.

Escrito em linguagem literária, mesclando técnicas de romance, biografia, reportagem e crônica, o livro ressalta a dimensão humana do caso, entrelaçada ao contexto político e social do país, trazendo episódios inéditos, como os bastidores do Congresso Nacional antes e durante o golpe militar, o asilo de políticos e jornalistas na embaixada da Iugoslávia (hoje Sérvia), a fuga de Darcy Ribeiro e Waldir Pires de Brasília, graças a ajuda de Rubens.
O livro demorou quatro anos e meio para ser escrito e é todo baseado em minuciosa pesquisa do autor em documentos dos órgãos de segurança e de arquivos particulares, depoimentos orais e inquéritos.

Serviço


Lançamento do livro Segredo de Estado – o desaparecimento de Rubens Paiva do jornalista Jason Tércio.
Data: 16 de fevereiro de 2011, 11h e 18h.
Local: Hall da Taquigrafia , Anexo II, – Câmara dos Deputados.
Realização: Câmara dos Deputados.

Alessandra Rios - Assessora de Imprensa
Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
E-mail alessandra.rios@camara.gov.br


Tel (61) 3215-8081 / (61) 3215-8080
Câmara dos Deputados

Nenhum comentário: