Páginas

domingo, 26 de dezembro de 2010

Judi Dench: a melhor de todas



Judi Dench é eleita maior atriz de teatro de todos os tempos. Foi escolhida por especialistas e por leitores

Judi Dench, de 76 anos, britânica, foi escolhida como a maior atriz de teatro de todos os tempos em pesquisa feita pela revista The Stage, especializada no assunto.

"Estou completamente sem palavras", disse Dench à revista britânica.

A atriz começou sua carreira em 1957, na Old Vic Company, em Liverpool, interpretando Ofélia. Então, começou então a trabalhar em musicais e apareceu em muitas peças e filmes.

Judi venceu seu primeiro prêmio Olivier de Teatro em 1977, por sua atuação em Macbeth. Posteriormente, a atriz venceu outras seis vezes.

Em 1996 ela entrou para a história ao se transformar na primeira atriz a vencer o prêmio Olivier, por melhor atriz e o prêmio por melhor atriz em um musical.

Três anos depois, Dench ganhou o Oscar por sua interpretação da Rainha Elizabeth 1ª no filme Shakespeare Apaixonado.

Lista

A The Stage pediu a críticos de teatro e outros especialistas no setor para escolherem uma lista dos dez melhores atores, de qualquer país e de qualquer época. Os leitores então foram convocados para votar nesta lista.

Em segundo lugar ficou outra atriz britânica, Maggie Smith, com o ator Mark Rylance em terceiro.

O quarto lugar foi de Ian McKellen, seguido de Laurence Olivier em quinto e Paul Scofield em sexto lugar.

Em seguida foi eleito John Gielgud sétimo e Michael Gambon em oitavo. A atriz Vanessa Redgrave foi considerada a nona melhor atriz de todos os tempos, e Ralph Richardson ficou em décimo. (Francisco Martins / www.bbc.co.uk

Nenhum comentário: