Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Casa de Alberto Moravia vira museu



Apartamento onde residia o escritor italiano Alberto Moravia abre suas portas ao público



O apartamento do escritor Alberto Moravia (1907-1990), localizado em Roma, conservado com seus móveis, quadros e livros, estará disponibilizado para visitação pública a partir dessa segunda-feira,1º de dezembro. A abertura ao público acontece vinte anos após a morte do autor de "O Conformista" e "O Desprezo".

Moravia viveu com Elsa Morante, e se mudou em 1963 para um apartamento ao longo do Tibre, e lá viveu primeiramente com Dacia Maraini e depois com Carmen Llera.
Local sóbrio, o apartamento é composto por um salão com um grande terraço com vista para o rio, uma cozinha estilo anos 70, um quarto e um escritório onde fica sua máquina de escrever, uma Olivetti 82.

Inúmeros quadros e retratos do autor nas paredes, obras de artistas que eram também seus amigos: Renato Guttuso, Mario Schifano, Sergio Vacchi, Giulio Turcano, Onofrio Martinelli e outros. Estão presentes também vários objetos e máscaras tradicionais trazidas de suas muitas viagens à África, Ásia e América do Sul.

Além disso, o apartamento funciona, desde 1991, como sede da fundação que conserva os manuscritos e a biblioteca pessoal de Moravia (15 mil peças: livros, cartas, jornais, etc).

A Associação do Fundo Alberto Moravia foi criada por suas irmãs, as herdeiras e amigas mais próximas do escritor. Elas doaram o apartamento para a cidade de Roma em 2009. O museu fica aberto todo primeiro sábado de cada mês e a reserva é obrigatória (Tel: +39 06 06 08).

Local:
Casa Museo Alberto Moravia -
Lungotevere della Vittoria, 1 - Roma

Nenhum comentário: