Páginas

sábado, 18 de dezembro de 2010

Adeus Blake Edwards



Diretor e roteirista de cinema Blake Edwards morre aos 88 anos vitimado por complicações decorrentes de pneumonia.



Blake fez mais de 40 filmes, entre eles "A Pantera Cor-de-Rosa". A informação foi fornecida pelo representante de Julie Andrews, sua mulher, disse que Edwards morreu na noite de quarta-feira,16, no Centro de Saúde St. John's, em Santa Monica, com ela, Julie Andrews e familiares do seu lado.

Importante personagem de Hollywood, Blake Edwards, a partir dos nos anos 1960, quando iniciou seu trabalho e atuou em clássicos como "Bonequinha de Luxo", com Audrey Hepburn, e "Vício Maldito", ao lado de Jack Lemmon.

O primeiro "A Pantera Cor-de-Rosa", em 1963, ele colaborou de forma definitiva para fazer o então jovem ator Peter Sellers em um astro. De outro lado, consolidou a carreira do próprio Edwards, um diretor com olhar sempre voltado a sátira e o humor.

A série de filmes "A Pantera Cor-de-Rosa" se tornaram sucessos de bilheteria, com Peter Sellers (Peter Sellers morreu em 1980) fazendo o papel do intrepido detetive francês Inspetor Clouseau, a procura de diamante roubado.

Outros sucessos viriam em sua carreira, entretanto,"Lili, Minha Adorável Espiã" foram fracassos de bilheteria, e durante um período nos anos 1970 sua secretária eletrônica não mais recebeu recado. Essa época foi retartada por Blake Edwards em seu filme "S.O.B.", de 1981.

Edwards nasceu com o nome William Blake Crumb em Tulsa, Oklahoma, em 26 de julho de 1922. Nos anos 1940 ele tentou ser ator, mas no final dessa década começou a trabalhar como roteirista e, mais tarde, diretor. Casou-se duas vezes, a segunda das quais com Julie Andrews, em 1969. Ele e Andrews ficaram casados por 41 anos e criaram cinco filhos juntos - três de seus casamentos anteriores e dois que adotaram juntos.

Nenhum comentário: