Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Morre Rubens Amiel

Conceituado fotógrafo paulistano dos anos 70, Rubens Ferreira Amiel morre e parte de sua memória vai parar no lixo.

O fotógrafo morto em setembro de 2010, teve sua fase áurea entre os anos 80 e 90, na época em que colaborava para a maior loja de fotografia de São Paulo, a Cinótica, na rua Conselheiro Crispiniano, centro. Profissional dotado de talento e criatividade, Amiel, dedicou-se aos temas natureza, espetáculos e fragmentos, detalhes.

Aliás, fragmentos, foi este foi o tema que ele escolheu para homenagear o centenário de seu pai, seu maior incentivador, em 1989. Fragmentos de Uma Coleção de Imagens, foi apresentada na rua Conselheiro Crispiniano, 76, sub-solo, de 1 a 31 de julho de 89.




No de 1992, ele apresentou mostra sobre natureza. O material apresentado ia além da natureza viva, havia até retratos de bichinhos em estátua, artesanato, e parte da Praça da República com jabutis e aves (antigamente tinha isso lá). Era um trabalho bem abrangente desse profissional do clique.



Já em 1994, apresentou outra mostra absolutamente inédita onde toda magia do tema era revelado por suas lentes. " A Dança e o Músico",levada de 1 a 30 de março de 1994, na rua Conselheiro Crispiniano, 76, rendeu-lhe mensagens passionais no livro da exposição. Assim era o trabalho de Amiel: a sensibilidade e o talento sempre falavam mais alto e o resultado sempre mostras maravilhosas.


Injustiça: acervo no lixo

Acredita-se que o profissional não merecia o tratamento recebido após morte. Em meados de setembro, próximo ao local onde morava, rua Jacareí, 39 apartamento 507, pertences como fotos, livro com mensagens das exposições e um álbum de igreja do exterior foram encontrados no lixo. A família colocou o imóvel para alugar e orientou os porteiros a não falarem nada sobre o falecimento do fotógrafo. (Francisco Martins)

Um comentário:

Unknown disse...

Estou com um monte de slides e CDs com fotos digitalizadas do acervo do Rubens Amiel.
fabiogeribola@yahoo.com.br