Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

"Mitos", uma exposição que junta


"Mitos", uma exposição que junta fantasia e anatomia, sob influência
do cinema e da história em quadrinhos.

"Mitos", do artista plástico e professor da Universidade de Brasília (UnB) Sérgio Rizo , é sinônimo de contemporaneidade. São pinturas e desenhos que refletem e remetem ao mundo da imaginação e da fantasia. "A mitologia greco-romana é o fio condutor das imagens que incluem ainda visões paradisíacas, guerra no céu e cenas circenses", diz ele, lembrando que a inspiração literária da série remonta à leitura dos Doze Trabalhos de Hércules, de Monteiro Lobato, livro que o pintor considera fundamental na sua infância. No plano gráfico e visual, suas principais referências são desenhistas de histórias em quadrinhos como os italianos Guido Crepax e Milo Manara e o sérvio Enki Bilal, além do cinema de Federico Fellini, Ridley Scott e Quentin Tarantino.

A mostra será aberta pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares da Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira, 22, às 19 horas, na Sala de Exposições. A figura humana é o elemento central nas obras, o que espelha o envolvimento com o renascimento italiano, explica Rizo, dando ênfase no movimento das figuras e a gesticulação dos personagens. De acordo com Rizo, o conhecimento anatômico do corpo humano pelos artistas era valorizado e fundamental na elaboração das obras. O realismo das figuras nas imagens expostas em "Mitos" ressalta a importância desse conhecimento , resultado ainda da longa experiência do pintor como professor de anatomia artística na UnB, com pesquisas na medicina e veterinária.

Para Sérgio Rizo, a presença de animais nas imagens advém da tradição medieval , quando os bichos eram investidos de simbolismos religiosos e alegóricos. "Evidencia-se um bestiário contemporâneo e brasileiro, investido de uma dinâmica em que os animais representados participam integralmente da narrativa das imagens", acrescenta .

Perfil

Nascido no Rio de Janeiro , Sergio Rizo mudou-se para Brasília aos cinco anos de idade. Atualmente , é professor de pintura e desenho da UnB, onde coordena o Núcleo de Anatomia Artística do Departamento de Artes Visuais. Foi dele a iniciativa junto à Faculdade de Medicina para promover aulas de anatomia artística nos laboratórios de anatomia da Faculdade de Saúde. Formado em Arquitetura pela UnB e com mestrado em Pintura e Desenho pela Pratt Institute de Nova Iorque, Rizo é Doutor em História com a tese "A Geografia Corporal do Além, Tempos da Arte e a Contemporaneidade do Inferno de Barlowe". No seu currículo são destaques as exposições: 2006 - "Anjos Caídos", Galeria ECCO, Brasília; 1997 - Galeria Visual, Brasília; 1991 - Galeria Performance, Brasília; 1990 - Galeria Athos Bulcão, Brasília; Galeria Puck Building, New York; Galeria Hunter, New York; 1983 - Galeria Funarte, Brasília. Suas pinturas e desenhos constam de coleções públicas e privadas no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.

Serviço

" MITOS "
Abertura 22 de setembro, às 19 horas, na Sala de Exposições do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares - Edifício Principal – Entrada pelo estacionamento da Chapelaria.
Visitação até 28 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Realização Câmara dos Deputados



Alessandra Rios - Assessora de Imprensa
Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
E-mail alessandra.rios@camara.gov.br

Tel (61) 3215-8081 / (61) 3215-8080
Cel (61) 8484-8474
Câmara dos Deputados

Nenhum comentário: