Páginas

domingo, 25 de abril de 2010

Rainer Brüderle no Brasil

Ministro da Alemanha visita o Brasil para estimular comércio e investimentos

Depois da visita do vice-primeiro ministro Guido Westerwelle em março e da ministra da Educação e Pesquisa Annette Schavan em abril, com suas respectivas comitivas, mais uma vez o Brasil está na pauta do Governo da Alemanha. Destacando a importância das relações bilaterais e reforçando o desejo de mais parcerias econômicas entre os dois países, Rainer Brüderle, ministro da Economia e Tecnologia da Alemanha, à frente de uma expressiva comitiva de empresários alemães, chega ao Brasil no início da semana. É a terceira visita de uma delegação alemã de alto nível ao país em pouco mais de um mês.
O ministro Brüderle desembarca na capital federal na tarde de segunda-feira, 26, para cumprir intensa agenda de compromissos. Ele também visitará as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Em sua passagem pelo Brasil, o político deverá ajudar a concretizar o Memorando de Entendimento sobre Cooperação Econômica, assinado entre os governos brasileiro e alemão durante a visita do presidente Lula à Alemanha, em dezembro de 2009, com vistas à Copa do Mundo em 2014 e aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Em recente entrevista a uma revista alemã, Brüderle relembrou que as relações econômicas bilaterais entre Brasil e Alemanha possuem uma longa tradição, baseadas em uma sólida base de valores e experiências comuns, e que oferecem um grande potencial a ser explorado. "Os setores de engenharia mecânica, indústria automotiva, eletrônicos, produtos químicos e farmacêuticos são exemplos bastante conhecidos desta parceria. No entanto, cada vez vai importantes são as áreas de políticas energéticas, infra-estrutura, segurança, assistência médica e produção e exploração de petróleo e gás na costa brasileira“, afirmou.

Em Brasília, na terça-feira, 27, Rainer Brüderle terá encontros, entre outros, com os ministros Miguel Jorge, do Desenvolvimento e Comércio Exterior, e Luiz Barreto, do Turismo. No Palácio do Itamaraty, Brüderle concederá uma coletiva de imprensa ao lado de Miguel Jorge.

Em São Paulo, na quarta-feira, 28, Rainer Brüderle terá compromissos nas sedes brasileiras da Adidas e da BASF, na Câmara de Comércio Brasil-Alemanha e no Parque do Ibirapuera, onde inaugurará a exposição „Iniciativas de Exportação, Energias Renováveis e Eficiência Energética“.

No Rio de Janeiro, Brüderle participará, na sexta-feira, 30, na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, de um evento sobre construção de estádios, segurança e infra-estrutura na Copa do Mundo em 2014 e nos Jogos Olímpicos em 2016. O ministro também terá um encontro com o governador do Rio, Sérgio Cabral, e com representantes do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). Ainda na cidade, Brüderle visitará o Maracanã e a Escola Naval.

Conheça o ministro Rainer Brüderle

Rainer Brüderle é o ministro da Economia e Tecnologia da República Federal da Alemanha desde 28 de outubro de 2009. Membro do Partido Liberal Democrático (FDP, na sigla alemã) desde 1973, o político, deputado federal desde 1998, já foi vice-líder da bancada e vice-presidente do FDP. Substituindo o ex-ministro Dr. Karl-Theodor zu Guttenberg, que hoje ocupa a pasta da Defesa, Brüderle assumiu o cargo após a eleição federal na Alemanha, em setembro do ano passado, que deu origem à coalizão formada pela União Demcorata Cristã/União Social Cristã (CDU/CSU) e pelo Partido Democrata Liberal.

Nascido em 22 de junho de 1945, em Berlim, Brüderle iniciou ainda muito jovem sua vida pública. Já em 1975, apenas dois anos depois de filiar-se ao FDP, o atual ministro da Economia e Tecnologia da Alemanha assumiu seu primeiro cargo público como diretor do Departamento Municipal de Economia e Transporte da cidade de Mainz.

Nas décadas de 1980 e 1990, além de ser eleito vice-presidente do FDP no Renânia-Palatinado, Brüderle foi deputado da Assembleia Legislativa e secretário estadual da Economia, Transporte, Agricultura e Vitivinicultura do Estado. Durante dez anos (1988/1998), Rainer Brüderle também foi vice-governador da Renânia-Palatinado.

Coletivas de Imprensa

Em Brasília, Rainer Brüderle concede na terça-feira, 27, uma coletiva de imprensa, junto com o ministro brasileiro Miguel Jorge.

Local: Palácio do Itamaraty.
Horário: 13h.
Credenciamento: até a tarde de 26/04 pelo e-mail pr-1@bras.diplo.de ou diretamente com a Assessoria de Imprensa do Itamaraty pelo telefone (61) 3411-6160.

No Rio de Janeiro, Rainer Brüderle concede na sexta-feira, 30/04, uma coletiva de imprensa na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

Local: FIRJAN.
Horário: 11h45.

Contato:
Dr. Holger Klitzing
pr-1@bras.diplo.de
Tel.: (61) 3442-7026
http://www.alemanja.org/ / http://www.brasilia.diplo.de/

Nenhum comentário: