Páginas

sexta-feira, 12 de março de 2010

Alcobaça: muitos segredos e sol



Segredos dos tesouros que os corsários franceses enterraram no litoral, estão há séculos em Alcobaça.


Séculos de lembranças das primeiras expedições colonizadoras dos portugueses, que elegeram São Bernardo o protetor da cidade. Localizada à beira mar, a paz reina em Alcobaça., é como se seu padroeiro, São Bernardo, estivesse sempre a postos protegendo-a. Sua pracinha, o casaril colonial, a fonte da cacimba e as ruas com suas casinhas enfileiradas, proporcionam uma estada divertida e calma aos que desejam fazer turismo na cidade. Além da história, dos muitos quilômetros de praias ainda inexploradas e do sol, Alcobaça é um dos portões de entrada do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.


O manguezal e os rios oferecem uma mesa farta de siris, camarões, pitus, gaiamuns, ostras além de uma grande variedade de peixes. É um verdadeiro banquete da culinária típica regional. Clima tropical durante todo, faz brotar uma infinidade de deliciosas frutas tropicais como manga, pitanga, caju e carambola, maracujá, acerola, cajá etc. Tudo isso serve de matéria-prima para doces e sucos e sorvetes nos bares, restaurantes e sorveterias da cidade. Está localizada no Estado da Bahia, Nordeste do Brasil, a 828 Km de Salvador, capital do Estado.


Latitude 17º32'16.13"S e Longitude 39º11'36.91"


O Município de Alcobaça - BA - tem origem em uma vila criada em 12 de novembro de 1772 pelo Ouvidor José Xavier Machado Monteiro no local denominado Arraial de Itanhém, situado às margens do Rio Itanhém, ao sul da Capitania de Porto Seguro. Atual Microrregião Extremo Sul da Bahia fazendo parte da região conhecida como Costa das Baleias.


Fundada "através de Carta Régia de 1755", a chamada Carta Régia que teria dado origem a Alcobaça é, na verdade, um dos documentos mais importantes da História do Brasil no Século XVIII. Trata-se de documento de 3 de março de 1755, no qual El-Rey D. José I de Portugal manda criar a Capitania de São José do Rio Negro e dá instruções sobre a fundação de vilas na Colônia. Esta Carta Régia encontra-se reproduzida nos "Autos de Criação e Ereção da Nova Vila de Alcobaça, na Capitania de Porto Seguro", documento de 12 de novembro de 1772 que é o verdadeiro ponto de partida da história de Alcobaça. O nome da cidade deriva de Alcobaça (Portugal), cidade situada no Distrito de Leiria. São Bernardo foi escolhido como padroeiro da vila e por este motivo existem documentos do século XIX, onde Alcobaça é citada como "Vila de São Bernardo de Alcobaça".

Acesso
Por Ar: vários vôos diários para o Aeroporto Internacional de Porto Seguro.Via terrra: Oacesso de carro ou ônibus a partir de Porto Seguro existem ônibus diários até Itamaraju. Daí, pega-se um ônibus que passa em Prado, Alcobaça e Caravelas. A partir

3 comentários:

Anônimo disse...

Isso é um paraiso na terra. Delita Marques - Araçoiba.

Anônimo disse...

Bahia Brasil mais que verdadeiro e belo. Parabéns pela escolha de pauta

Anônimo disse...

Bahia Brasil mais que verdadeiro e belo. Parabéns pela escolha de pauta