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quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Primeiro atropelamento em São Paulo etc.

A primeira vítima por atropelamento em São Paulo, foi August Perraud, que faleceu no mesmo dia do acidente, 13 de maio de 1910. Perraud foi vítima do veículo de placa 143.

Em 1911, São Paulo possuía em todo o estado centenas de carros, e na cidade do Rio de Janeiro mais de 2 mil veículos. Nesse ano era proibido acender os faróis nas ruas centrais, assim também desprender fumaça a vapor. A velocidade permitida era de um animal de trote. A Europa reinava absoluta no mercado brasileiro.

Em 24 de abril de 1919, o empresário norte-americano Henry Ford, determinou que sua fábrica se estabelecesse no Brasil. A nova montadora de veículos iria distribuí-los por todo território nacional, empregando a fortuna de trinta mil dólares. Por esse empreendimento foi criada a primeira linha de montagem no Brasil, em São Paulo no centro da cidade na Praça da República, com o fantástico "ford T". Com um simples motor de quatro tempos, deu-se início a luta entre os modelos Europeus, a Ford modernizou a frota de veículos no Brasil.
No ano de 1923, no Palácio das Indústrias, que já foi sede da prefeitura paulistana, realizou-se a primeira exposição de automóveis no Brasil.
Já em 1925, organizou-se a primeira caravana automotiva de São Paulo ao Rio de Janeiro, cheia de fracassos, sonhos e idealismos com os mais notáveis clássicos automotivos do mundo. MAIS drops cultural em www.formasemeios.blogs.sapo.pt

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