Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Varendra Museum: fundado em 1910


O Varendra Museum, em Bengali, atua como museu e centro de pesquisas, e local de visitação e de atração popular. Localizado no coração da cidade de Rajshahi , o museu é mantido pela Rajshahi University, de Bangladesh.


Foi o primeiro museu a se estabelecer a Este de Bengali, fundado em 1910. O Varenda Museu começou sua coleção com obras de Anushandhan Samiti, cujo nome ainda era Varendra Investigation Society, até chegar ao nome atual, em 1919. Uma junta de notáveis de Rajshahi, entre os quais Kumar Sharat Kumar Ray, que fez doação de sua coleção pessoal ao Varendra Museum. Varendra, é uma referência do contraste que corresponde a atual moderna arquitetura do Nordeste de Bangladesh. Durante muitos anos foram feitas escavações em parceria com a sociedade, em Sompur Bihara, e também em parceria com a Calcuta University por volta de 1923. Em 1964, o museu foi encampado pela Rajshahi University, tornando-se parte integrante da instituição.

Seis galerias

Em suas galerias, por exemplo na número um, que tem coleções dos Indus do Vale da Civilização, e algo próximo de 265 itens só de Sompur. Também contém escritos persas, árabes e em sânscrito.

Uma outra galeria apresenta dois Budistas e um Hindu feitos em esculturas de pedra e outra em moderna escultura em madeira respectivamente.

Na galeria número três, estão quarto esculturas em pedra do deus e da deusa Hindus, figuras bem representada no museu. Mais destaque para arte budista pode-se ver na galeria número cinco, com outras cinco belas esculturas budistas.

Já na galeria seis, apresenta vários itens escritos em Persas, Sânscrito e em antigo Bangla. As inscrições são esculpidas na pedra, e todas datam do período Muslim.

Para comemorar o centenário, o museu inaugurou recentemente uma nova galeria, com indígenas e a cultura da tribo da região de jshahi.

MAIS SOBRE MUSEUS EM www.formasemios.blogs.sapo.pt

Nenhum comentário: